Páginas

PESQUISAR

16 de novembro de 2010

Parte 1 - Como reparar a inicialização do Windows 7, Vista e Server 2008: Correção automática de inicialização e o comando BOOTSECT

Hoje iremos tratar do seguinte assunto:

Como corrigir problemas de inicialização no Windows 7, Vista e Server 2008.

Imagine que depois de um longo e estressante dia de trabalho, você está "doido" para chegar em sua casa para jogar seu game preferido ou ficar baixando "futilidades" da Internet. Quando você liga o PC, nota que o Windows 7 não pode mais ser carregado, surgindo aquela maldita tela preta, com mensagens de erro indicando que existem problemas com a inicialização do sistema operacional. Uma dessas mensagens pode estar relacionada ao serviço BOOTMGR (Windows boot manager) que é o código mestre de inicialização nativo do Windows 7, Vista e Server 2008.

No Windows XP e Server 2003, resolver este tipo de problema é fácil. Basta executarmos os famosos comandos FIXBOOT ou FIXMBR. (Clique aqui para aprender como executar o FIXBOOT e outros recursos.)

Mas no Windows 7, Vista e Server 2008 as coisas são um pouco diferentes.

Inicialmente iremos aprender como executar o reparo automático de problemas de inicialização. Em seguida aprenderemos a executar o comando BOOTSECT para corrigirmos falhas de boot. E posteriormente veremos outros recursos interessantes.

Como executar a correção automática de inicialização (Startup Repair)

1- Para iniciar o processo de reparo, temos duas opções:

Assim que ligar a estação/servidor, pressione a tecla F8 várias vezes até que um menu com diversas opções apareça. Em seguida escolha Reparar o computador. 
(OBS: Esta opção não existe no Windows Server 2008. Porém, existe no 2008 R2.)

OU

Inicialize seu computador a partir do DVD do Windows 7 ou Vista ou ainda o Server 2008. Após o carregamento dos dados do DVD em memória, surgirá a seguinte tela:

Tela inicial após carregar com o DVD do Windows 7
Tela inicial após carregar com o DVD do Windows 7.
Clique na imagem acima para ampliar

2- Clique na opção Reparar o computador. Quando surgir a tela abaixo, selecione o sistema operacional a ser reparado e em seguida clique em NEXT.

Selecione o sistema operacional a ser reparado e depois clique em NEXT
Selecione o sistema operacional a ser reparado e depois clique em NEXT
Clique na imagem acima para ampliar.

3- Surgirá a tela de opções abaixo. Se a correção automática não iniciar automaticamente, clique em Startup Repair (Reparar Inicialização).

Selecione Startup Repair para corrigir automaticamente problemas de inicialização
Selecione Startup Repair para corrigir automaticamente problemas de inicialização.
Clique na imagem acima para ampliar

4- Esta opção tentará corrigir automaticamente o problema com a inicialização do Windows e em seguida, o sistema será reinicializado.

A ferramenta Startup Repair tentando reparar a inicialização do Windows 7
A ferramenta Startup Repair tentando reparar a inicialização do Windows 7.
Clique na imagem acima para ampliar

Caso o problema persista (o que já vi acontecer várias vezes), será necessário executar o comando BOOTSECT. Quem pensa que a correção automática é 100% eficaz está profundamente enganado.

Executando a ferramenta BOOTSECT




Observação importante: Tenham em mente que o comando BOOTSECT não existe no DVD de instalação do Windows Server 2008. No entanto, pode-se utilizar seguramente o DVD de instalação do Windows 7 para reparar a inicialização do Windows Server 2008 com o comando BOOTSECT.

1- Siga os passos 1 e 2 do tutorial anterior (Startup Repair).

2- Na tela de opções conforme exibida anteriormente no passo 3, clique desta vez na opção Command Prompt para iniciarmos o Windows Recovery Environment (Ambiente de Recuperação do Windows ou se preferir a famosa "tela preta").

3- Digamos que seu Windows 7/Vista/Server 2008 esteja instalado na unidade "C:". Nesse caso digite o seguinte comando:

bootsect /nt60 c:

BOOTSECT em ação!
BOOTSECT em ação!
Clique na imagem acima para ampliar

Onde BOOTSECT é o comando propriamente dito, o parâmetro /NT60 significa que BOOTSECT tentará restaurar um setor de boot baseado no BOOTMGR, ou seja, o setor de boot originalmente desenvolvido para o Windows Vista, 7 e Server 2008 e C: significa que BOOTSECT tentará restaurar o setor de inicialização residente na partição "C:".

4- Caso não fique satisfeito (a) com o comando acima, tente a sintaxe abaixo:

bootsect /nt60 all /force /mbr

BOOTSECT mais incrementado
BOOTSECT mais incrementado.
Clique na imagem acima para ampliar

Onde BOOTSECT é o comando propriamente dito, o parâmetro /NT60 significa que BOOTSECT  tentará restaurar um setor de boot baseado no BOOTMGR, ou seja, o setor de boot originalmente desenvolvido para o Windows Vista, 7 e Server 2008, ALL significa que BOOTSECT atualizará o código de boot de todas as partições compatíveis com BOOTMGR, /FORCE significa que BOOTSECT forçará a atualização do setor de inicialização de todas as partições compatíveis, (Use este parâmetro com cuidado. Prefira utilizar este parâmetro apenas se os demais comandos falharem) e finalmente /MBR que atualizará o código mestre de inicialização sem alterar a tabela de partição do setor 0 do disco.

5- Reinicie seu computador e veja se o seu Windows 7 ou Vista ou ainda Server 2008 pode ser carregado normalmente.

No próximo post daremos sequência a mais comandos indispensáveis aos profissionais de suporte em seu dia a dia com estes sistemas operacionais.

Até a próxima!



Este post lhe foi útil? Então não deixe de postar o seu comentário. Ele é muito importante!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

33 comentários :

  1. Parabéns, Gutemberg. Encontrei o seu blog por acaso, e achei que fosse "mais um desses". Mas com poucos minutos de leitura, percebi que esté é diferente. Diferente porque além de possuir conhecimento técnico, você sabe como transmitir esse conhecimento em Português claro e correto. Isso pode parecer besteira para muita gente, mas é importante (e um alívio) encontrar uma pessoa que saiba se expressar corretamente.
    O seu modo de escrever confirma e reforça suas boas qualidades profissionais.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo. De fato, muitas pessoas hoje não dão a devida importância a como falar e escrever. E pelo que percebo, você tem a capacidade de saber se expressar bem.
    Agradeço muito suas boas expressões e realmente fico muito contente.
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Não sei como lidar com esses problemas do Windows:Nome do problema:Startup Repair Offlline, sou iniciante em computador,e, não sei como fazer para corrigir esse problema.Quero ajuda!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Por favor, apenas confirme para mim:
      Você chegou a seguir o tutorial acima sobre o comando BOOTSECT ?
      Aguardo sua resposta.
      um abraço.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Lê Chachá.

      Se o problema tratar-se de corrupção dos arquivos relacionados à inicialização do Windows, o bootsect resolverá em quase 100% dos casos.

      Mas se o problema não se tratar da falha citada (exemplo: setores defeituosos no disco, RAM com falha intermitente, etc.), então fatalmente este tutorial não se aplicará ao seu caso.

      Comente o que está ocorrendo exatamente em seu computador para que eu possa tentar te ajudar, ok?

      Abraço.

      Excluir
    2. Eu clico no restaurar seu computador dai ele aparece o emblema do Windows carregando, após isso aparace uma tela azul igual a de bem vindo e fica parado ali um tempão e não acontece nada

      Excluir
    3. Boa tarde meu caro Matheus!

      Tente o seguinte:

      Repita o processo descrito neste tutorial, mas em nenhum momento escolha a “correção automática” ou a opção de restauração.

      Siga os passos da parte "Executando a ferramenta BOOTSECT".

      Caso não funcione, teste o tutorial abaixo:

      http://www.fatorconhecimento.com/2011/01/parte-2-como-trazer-seu-windows.html

      Reporte-me o resultado, ok?

      Abraço!

      Excluir
  5. mew o cd de instalação nem entra, a tela inicia td e nada pede pra da o boot e deois entra na tela de reparar o window ñ sei comop saio disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro FatEffect!

      Você configurou o Setup de seu computador para que seu drive de CD/DVD seja o primeiro dispositivo a ser inicializado?

      Seu computador possui algum atalho (teclas F10, F12, etc.) para lhe mostrar a tela de dispositivos bootáveis? Assim que o computador for ligado, verifique se aparecem as opções de boot (teclas de atalho) na tela.

      Fico no aguardo seu retorno.

      Abraço!

      Excluir
  6. O HD do meu pc é de 500 gb sem partições.
    Ele está há 3 horas no Startup Repair e continua naquela tela.
    Eu já prestei atenção que embaixo da barra azul correndo na caixa de diálogo tem uma msg em inglês dizendo que o reparo vai demorar mais de uma hora. Quero saber se ele vai mesmo reparar ou se ele "travou" nisso, (apesar da barrinha continuar correndo na tela) ou se realmente meu caso se não tiver solução por aí vai aparecer alguma outra mensagem de erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro Guitardo.

      Tente o seguinte:

      Cancele este processo ("resete" seu computador).

      Repita o processo descrito neste tutorial, mas em nenhum momento escolha a “correção automática”.

      Siga os passos da parte "Executando a ferramenta BOOTSECT".

      Caso não funcione, teste o tutorial abaixo:

      http://www.fatorconhecimento.com/2011/01/parte-2-como-trazer-seu-windows.html

      Reporte-me o resultado, ok?

      Um abraço!

      Excluir
  7. Amigo, nao entendi direito, eu faço o bootscet /mt60 D: e do enter né, ai é so sair e reiniciar que ele vai subir o windows normalmente? Se for isso, nao deu certo :c vo tenta com esse outro modo do Bootsect ok, :) mais obrigado pela ajuda ^^ é um conhecimento a mais para nos que estamos começando agora :D
    abraços!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Remerson Douglas!

      Sim, mas note que o comando é:

      "bootSECT /Nt60 Unidade de disco:"

      Beleza?

      Agradeço o seu comentário, meu caro.

      Um abraço pra ti!

      Excluir
  8. Muito obrigado por compartilhar tal conhecimento.
    Anteriormente já resolvi problemas semelhantes em versões antigas do Windows usando comandos no prompt: "chkdsk: /f /r", "fixmbr" e outros. No Windows 7 é diferente, haja vista que neste sistema existe uma partição oculta que contém o Windows Recovery Environment (WinRE) e os arquivos de inicialização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo, meu caro Hugo Lourenço!

      E agradeço o seu ótimo comentário!

      Um abraço pra ti!

      Excluir
  9. Bom tarde Gutemberg Lima, eu utilizei o sistema Mr RegClear, no windows server 2008, e apaguei todos os registros encontrados como inconsistente, contudo o sistema ainda continuou trabalhando, mas reiniciei o computador, o sistema do windows nao entra mais, e tambem nao apresenta nenhum erro, e sempre que peco para iniciar no modo (star windows normally) logo mostrar a tela com o logotimo a microsoft e a barra de processamento, mas reinicia sozinho voce pode me ajudar a resolver este problema porfavor, visto que ja fiz todo procedimento orientado em seu blog e n'ao deu certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro David! Desculpe a demora no feedback.

      Só me confirme o seguinte:

      - Você fez uso do comando bootrec /fixboot ?

      - Você fez uso do comando bootrec /fixmbr ?

      Caso ainda não tenha executado estes comandos, veja mais em detalhes o tutorial abaixo:

      http://www.fatorconhecimento.com/2011/01/parte-2-como-trazer-seu-windows.html

      Você também pode:

      - Escolher a opção "Última configuração Válida".

      - Executar o comando CHKDSK /X /F /R

      Obs. O comando acima poderá demorar bastante para ser concluído.

      Por gentileza, nos reporte o resultado.

      Abraço!

      Excluir
  10. Amigo, estou com problemas no Windows Server 2008 r2. Ele não está iniciando, quando ligo ele, ele carrega os arquivos que cai na tela de "Opções de recuperação do Sistema" , o problema é que não tem backup nem imagem para fazer a recuperação. Já tentei todos os procedimentos descrito acima e de nada adiantou, não entra mais no Windows. O problema é que tem os programas instalados no Servidor e não tenho Backup de nada. E agora, será que você pode me ajudar? O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  11. Olá meu caro Edson Line! Desculpe a demora no retorno.

    Você já executou os passos da "PARTE 2" deste tutorial? Segue link:

    http://www.fatorconhecimento.com/2011/01/parte-2-como-trazer-seu-windows.html

    Você já executou o comando "CHKDSK unidade_de_disco /F /R" ?

    Ex. chkdsk c: /f /r

    Veja se as dicas deste blog te ajudam:

    http://www.miguelalho.com/recuperacao-de-sectores-de-boot-em-windows-server-2008/

    Bom, caso já tenha realizado tais procedimentos, provavelmente e lamentavelmente você deverá fazer uma nova instalação do sistema operacional.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. O procedimento com o bootsect deu 100% certo aqui, vlw por compartilhar seu conhecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro Idelson Silva!

      Muito obrigado meu caro amigo por seu comentário.

      Abraços!

      Excluir
  13. Grande Gutemberg, tudo bem??
    Já acompanho seu blog a alguns meses, não sei onde perguntar isso, mais estou com o problema no win 7 e o outlook deu pau, sexta feira estava tudo normal, segunda quando liguei o pc o windows tinha zerado a data e hora e sem perceber abri o outlook e percebi que muitas mensagens estavam perdidas, o que pode ser???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro!

      Bom, sobre a data estar "zerada", provavelmente se trata da bateria que alimenta as configurações realizadas no Setup de seu computador. A bateria deve estar “fraca”.

      Basta comprar e trocar esta bateria. Caso não saiba como fazer, busque esta informação no Google que você achará rapidamente.

      Quanto ao Outlook, tente efetuar uma Restauração do Sistema. Para tal faça:

      1. Clique no botão Iniciar;
      2. Digite “rest” (sem aspas);
      3. Clique em “Restauração do Sistema”;
      4. Selecione “Escolher outro ponto de restauração” e clique em “Avançar”;
      5. Selecione uma data anterior ao problema (se for necessário marque “Mostrar mais pontos de restauração”) e clique em “Avançar”.

      Poste pra nós o resultado do processo, ok?

      Abraço!

      Excluir
    2. Bom dia Gutemberg, não troquei a bateria ainda, o pc é bem novo, desde o dia em que aconteceu ainda não foi desligado, enfim sobre o outlook, não sei porque depois do ocorrido o mesmo alterou uma configuração, começou a autoarquivar e tenho certeza que configurei isso para não ocorrer, enfim consegui recuperar os emails e reconfigurei o mesmo para parar de autoarquivar.

      Como sempre obrigado pela ajuda.

      Abraço.

      Excluir
    3. Ótimo! Você conseguiu resolver o incidente. Parabéns!
      Disponha meu caro!
      Abraço!

      Excluir
  14. Usei todas os recursos ensinados nessa primeira etapa porem meu computador continua nao iniciando. O que pode estar acontecendo obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Luiz Silva.

      Lamento que as dicas não tenham dado certo.

      Presumo que você tenha clicado na "Parte 2" deste tutorial para tentar outras possibilidades de reparo/correção.

      Se mesmo assim não der certo, possivelmente se trate de um problema mais grave com o sistema operacional ou até mesmo uma falha em nível de hardware.

      Talvez você precise reinstalar o Windows.

      Um abraço!

      Excluir
  15. Me Salvou o dia seu tutorial, algo da internet quebrou a inicialização do meu windows 7, ja estava levando pc em algum tecnico, por acaso achei seu tutorial e funcionou perfeitamente.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, apesar de sua postagem ser "antiga" resolveu meu problema de primeira. A transparência em como passar seu conhecimento foi primordial para a solução, além de dar segurança na escolha dos procedimentos indicados entre tantos disponíveis na internet. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esta postagem tenha ajudado você a resolver seu problema! Agradeço o seu comentário. Um abraço!

      Excluir
    2. Fico feliz que esta postagem tenha ajudado você a resolver seu problema! Agradeço o seu comentário. Um abraço!

      Excluir

Nos comentários poderão existir informações que poderão lhe ajudar a resolver seu problema.