Páginas

PESQUISAR

12 de dezembro de 2014

Como remover espaços extras que estão entre as palavras no Excel

Excel

É comum copiarmos dados de um determinado arquivo e colarmos em outro. A famosa ação "copiar e colar".

Porém, em alguns casos um problema muito chato pode ocorrer.

Por exemplo: Imagine que você irá copiar uma coluna com o nome completo de 1000 funcionários de um formulário localizado num sistema web.

Após colar estes nomes numa planilha do Excel, você observa que espaços em branco comprometem a formatação das dados. Em outras palavras, digamos que todos os primeiros nomes foram "empurrados" à direita.
Já em outras células, ocorreu um espaçamento anormal entre os nomes e sobrenomes.

Veja um exemplo:

Clique na imagem acima para ampliá-la

Mesmo que os dados originalmente copiados tenham sido copiados sem nenhum espaço; por causa de alguma "esquisitice", espaços surgem nos dados colados.

Como resolver isso?

Como remover os espaços desnecessários de uma planilha Excel

1- Selecione uma célula. Em meu exemplo, selecionei uma célula ao lado do nome que irei eliminar os espaços. No exemplo abaixo, a célula "B2".

2- Usaremos a função "ARRUMAR". Para tal, digite na célula desejada o seguinte:

=arrumar(endereço da célula que contém o nome a ser "arrumado")

Exemplo:

=arrumar(a2)

Clique na imagem acima para ampliá-la

3- Pressione a tecla "Enter". Veja o resultado abaixo:

Clique na imagem acima para ampliá-la




4- Agora, digamos que existam 2000 nomes a serem arrumados. Será que você deverá arrumar célula por célula, uma a uma? Claro que não. Basta dar um clique na célula que foi "arrumada". Em seguida, clique no pequeno quadrado localizado na parte inferior direita e arraste para baixo.

Veja a sequência abaixo:


Clique na imagem acima para ampliá-la

Clique na imagem acima para ampliá-la

5- Agora você deverá substituir a coluna com os valores indesejados. Para tal, será necessário copiar os valores/nomes "arrumados". Em seguida, clique com o botão direito do mouse na área a ser substituída e execute "Colar especial" - "Valores".

Veja a sequência abaixo:

Clique na imagem acima para ampliá-la

Clique na imagem acima para ampliá-la

Clique na imagem acima para ampliá-la

6- Agora basta excluir a coluna que havia sido "arrumada" inicialmente e pronto! No exemplo abaixo foram os dados da coluna "B".

Clique na imagem acima para ampliá-la

Espero ter contribuído com mais esse conhecimento.

Este post lhe foi útil?
Não deixe de postar o seu comentário. Ele é muito importante!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Nos comentários poderão existir informações que poderão lhe ajudar a resolver seu problema.