É comum copiarmos dados de um determinado arquivo e colarmos em outro. A famosa ação "copiar e colar".
Porém, em alguns casos um problema muito chato pode ocorrer.
Por exemplo: Imagine que você irá copiar uma coluna com o nome completo de 1000 funcionários de um formulário localizado num sistema web.
Após colar estes nomes numa planilha do Excel, você observa que espaços em branco comprometem a formatação das dados. Em outras palavras, digamos que todos os primeiros nomes foram "empurrados" à direita.
Já em outras células, ocorreu um espaçamento anormal entre os nomes e sobrenomes.
Veja um exemplo:
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Mesmo que os dados originalmente copiados tenham sido copiados sem nenhum espaço; por causa de alguma "esquisitice", espaços surgem nos dados colados.
Como resolver isso?
Como remover os espaços desnecessários de uma planilha Excel
1- Selecione uma célula. Em meu exemplo, selecionei uma célula ao lado do nome que irei eliminar os espaços. No exemplo abaixo, a célula "B2".
=arrumar(endereço da célula que contém o nome a ser "arrumado")
Exemplo:
=arrumar(a2)
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3- Pressione a tecla "Enter". Veja o resultado abaixo:
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4- Agora, digamos que existam 2000 nomes a serem arrumados. Será que você deverá arrumar célula por célula, uma a uma? Claro que não. Basta dar um clique na célula que foi "arrumada". Em seguida, clique no pequeno quadrado localizado na parte inferior direita e arraste para baixo.
Veja a sequência abaixo:
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5- Agora você deverá substituir a coluna com os valores indesejados. Para tal, será necessário copiar os valores/nomes "arrumados". Em seguida, clique com o botão direito do mouse na área a ser substituída e execute "Colar especial" - "Valores".
Veja a sequência abaixo:
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6- Agora basta excluir a coluna que havia sido "arrumada" inicialmente e pronto! No exemplo abaixo foram os dados da coluna "B".
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Espero ter contribuído com mais esse conhecimento.
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