Dica válida para Windows 7, Vista, Server 2008, XP e Server 2003.
Nas minhas andanças nas empresas onde presto suporte técnico, normalmente me deparo com usuários reclamando de lentidão excessiva em suas estações.
Como de costume, dou uma verificada no Gerenciador de tarefas do Windows a fim de identificar se existe algum processo que esteja consumindo excessivamente poder de processamento (CPU) ou memória.
Daí, vez por outra, percebo que o processo spoolsv.exe está consumindo absurdos 99% de uso de CPU. Com isso não é de admirar que o computador fique absurdamente lento, tendo em vista que o processador está completamente ocupado com o referido processo.
O processo Spoolsv.exe está diretamente relacionado com o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO. Isto significa que se o processo Spoolsv.exe for finalizado, o usuário não poderá trabalhar com a sua ou suas impressoras, sejam elas locais (instaladas no próprio micro) ou instaladas em outro computador (acesso através da rede).
A pergunta que fica é: Como podemos resolver isso?
Processo SPOOLSV consumindo praticamente 100% de processamento
(Clique na imagem acima para ampliar)
(Clique na imagem acima para ampliar)
Solucionando o problema no processo SPOOLSV.exe
Embora eu ainda NÃO tenha visto este problema ocorrer com o Windows 7, Vista e Windows Server 2008, resolvi postar esta matéria sendo destinada a todos os sistemas Windows a partir do XP e Server 2003.
Na realidade existem três motivos pelos quais o processo spoolsv.exe pode consumir excessivo processamento.
- Arquivos corrompidos na subpasta PRINTERS
- Impressora imprimindo na porta errada. Por exemplo: Uma impressora USB configurada para imprimir numa porta LPT1.
- Problema com Microsoft Office Document Image Writer
Arquivos corrompidos na subpasta PRINTERS
OBS: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.
Para corrigir esta falha, faça o seguinte:
1. Antes de qualquer coisa, é necessário pararmos o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO. Se não pararmos este serviço, não conseguiremos deletar os arquivos da subpasta PRINTERS (Isto será visto mais à frente).
Para isso execute o comando abaixo clicando antes no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.
net stop spooler
Pressione ENTER
Ao executar este comando, todas as impressoras locais residentes em Impressoras e aparelhos de fax (Windows XP/Server 2003) ou em Dispositivos e impressoras (Windows 7/Server 2008 R2) desaparecerão. Isto é normal.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Ao parar o serviço de impressão (SPOOLER DE IMPRESSÃO) todos os documentos na fila de impressão da(s) impressora(s) serão perdidos. Portanto, os usuários deverão reenviar seus documentos após a correção do erro.
2. Em seguida, clique no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.
3. Digite este caminho na janela do Executar:
%windir%\system32\spool\printers
Pressione ENTER
Onde %windir% representa a pasta Windows e os demais são apenas subpastas da pasta Windows.
4. Ao entrar na pasta Printers apague todos os arquivos presentes na mesma.
(Obs: Caso não consiga remover os arquivos da pasta Printers, reinicie o micro e acesse seu Windows em Modo Seguro.)
5. Agora execute o comando abaixo na janela do "Executar" para iniciar o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO:
net start spooler
Pressione ENTER
Agora que o serviço de impressão foi iniciado verifique no Gerenciador de tarefas do Windows se o processo Spoolsv.exe agora está com uso de CPU normal, ou seja, em 0%. É claro que se o computador em questão compartilha uma ou mais impressoras na rede, é possível que o processo não esteja em 0%, mas pelo menos ficará normalmente bem abaixo de 100%.
Impressora imprimindo na porta errada
OBS: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.
1. Para isso execute o comando abaixo clicando antes no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.
net stop spooler
Pressione ENTER
E em seguida execute:
net start spooler
Pressione ENTER
2. Clique no menu Iniciar - Impressoras e aparelhos de fax (Windows XP/Server 2003) ou em Impressoras (Windows Server 2008) ou ainda em Dispositivos e impressoras (Windows 7).
3. CENÁRIO:
Digamos que exista uma impressora USB chamada Epson C65 e que a mesma foi configurada incorretamente para imprimir na porta LPT1. Daí um usuário envia uma impressão e verifica que após isso seu computador tornou-se instável.
Portanto, clique com o botão direito do mouse sobre a impressora Epson C65 e em seguida clique com o botão esquerdo sobre Propriedades. Para Windows 7 você deve clicar com o botão direito do mouse sobre a impressora e em seguida clicar com o botão esquerdo em Propriedades da impressora.
4. Agora clique na guia Portas.
5. Após verificar que a impressora está imprimindo na porta errada, selecione a porta correta conforme as figuras abaixo:
Impressora USB Epson C65 configurada para imprimir na porta LPT1
(Clique na imagem para ampliar)
Impressora USB Epson C65 configurada para imprimir na porta correta
(Clique na imagem para ampliar)
6. Após selecionar a porta correta clique em OK
7. Verifique se a lentidão acabou visualizando o Gerenciador de tarefas do Windows.
Microsoft Office Document Image Writer
Às vezes pode acontecer que o usuário ao invés de enviar seu trabalho de impressão para sua impressora, ele acabe enviando acidentalmente para a impressora virtual (acredito que posso chamá-la assim) Microsoft Office Document Image Writer. Clique aqui para entender o que significa.
Ao ficarem presos os documentos nesta "impressora", é possível que o processo spoolsv.exe use 100% de processamento. Muitos técnicos costumam ver este erro acontecer com frequência em computadores rodando o Windows XP nas empresas.
OBS: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.
net stop spooler
Pressione ENTER
E em seguida execute:
net start spooler
Pressione ENTER
2. Verifique se Microsoft Office Document Image Writer está definida como impressora padrão. Caso esteja, marque como impressora padrão a verdadeira impressora do usuário. Fazendo isso, você impedirá o usuário de imprimir na impressora lógica incorreta.
3. Se esta "impressora" não for necessária, você pode excluí-la.
4. Verifique se a lentidão acabou visualizando o Gerenciador de tarefas do Windows.
Espero ter contribuído ao seu conhecimento.
Este post lhe foi útil? Então não deixe de postar o seu comentário. Ele é muito importante!

Valew resolveu meu problema!!
ResponderExcluirTava Arrancando os cabelos
Um abraço
Ricardo
Fico contente que seu problema tenha sido resolvido, amigo Ricardo. Um abraço pra você também!
ResponderExcluirboa tarde gutemberg. estava procurando um tutorial na internet e achei esse post que vc elaborou. trabalho com um sistema desenvolvido em clipper e precisava instalar uma impressora no servidor em uma porta USB, uso windows server 2003. quando usava uma maquina antiga com porta serial o comando net use funcionava tranquilo.
ExcluirNão sei se vc conseguiria me ajudar, preciso fazer essa impressora funcionar em rede.
Aguardo um retorno.
Grato,
Olá Juliano! Desculpa a demora na resposta.
ExcluirNão consegui entender sua necessidade. Visto que você utilizava o comando "net use", será que um script "vbs" te ajudaria?
Veja se o código abaixo te atende:
if not printerexist("\\192.168.0.250\IMPRESSORA-ADM") then
set objNet = CreateObject("wscript.network")
objNet.AddWindowsPrinterConnection "\\\\192.168.0.250\IMPRESSORA-ADM"
end if
Aguardo seu feedback.
Um abraço!
valeu msmo kra resolbeu meu problema por completo
ResponderExcluirfico grato
Fico feliz que eu tenha ajudado você a solucionar seu problema, caro amigo anônimo.
ResponderExcluirAbraço!
Aqui na empresa estou com esse problema do spooler... so que o aqui é via TS.
ResponderExcluirO nosso servidor TS fica com o spooler em 100% e deixa o nosso servidor totalmente travado. Eu realizo sempre esse procedimento de apagar os arquivos da pasta printers, teria uma maneira de resolver isso definitivamente?
Caro amigo anônimo. Tente o seguinte:
ResponderExcluirAntes de executar os procedimentos deste tutorial, exclua todas as impressoras lógicas residentes no computador que atua como servidor de terminal. Em seguida, reinicie o servidor. Logicamente depois, reinstale as impressoras excluídas.
Evidentemente este procedimento deverá ser agendado para uma hora que poucos ou nenhum usuário estiver conectado.
Reporte os resultados obtidos aqui no blog ou em meu email pessoal, ok?
Abraço!
Meu caro, obrigado pela dica.
ResponderExcluirDe nada, disponha!
ResponderExcluirUm grande abraço!
Problema resolvido no Windows 7, bastou deletar os arquivos da pasta printer. Obrigado!
ResponderExcluirDisponha caro amigo.
ResponderExcluirAbraço!!
Senhor. Muito obrigado pela informação. Já estava mandando meu pc para formatar.
ResponderExcluirMas com sua dica resolvi meu problema.
Grande abraço.
De nada, meu caro! Que bom que não precisou executar um format.
ResponderExcluirForte abraço!
Cara, estou com esse problema.
ResponderExcluirJá mandei formatar o pc, reinstalar o windows xp, reinstalar a impressora com o driver mais recente.
Só ontem que eu vi q o spooler estava consumindo 100% da cpu.
Fiz os procedimentos descritos aqui, deletei o conteúdo da pasta printer, está configurada na porta usb e só tem a impressora instalada, deletei todas as outras.
Mas continuo com o problema, o q pode ser, será q vc pode me ajudar?
Meu caro, antes de qualquer coisa, obrigado por utilizar este espaço para tirar suas dúvidas.
ResponderExcluirCostumo dizer o seguinte: Se as coisas lógicas não dão resultados, então temos que partir para as coisas ilógicas.
Você já verificou se este problema acontece com outras impressoras instaladas em seu PC? Já instalou sua impressora em outro micro e verificou se o problema também acontece lá? Seria bom realizar estes testes para termos certeza que se trata ou não de um defeito fora de seu PC (seja hardware ou software).
Será que algum processo malicioso, um vírus talvez, está fazendo uso do processo spoolsv.exe para deixar seu computador lento? Neste caso, execute um bom antimalware em seu PC.
Tente estas possibilidades e reporte os resultados. Tentaremos outros recursos.
Abraço!
muito obrigado, problema resolvido!!!
ResponderExcluirDe nada, meu caro amigo anônimo. Um abraço!
ResponderExcluirMuito bom! Consegui resolver rapidamente após encontrar esse macete na net! Antes disso nem o programador da empresa entendia o pq estava ocorrendo isso! Obrigado mais uma vez!
ResponderExcluirMuito obrigado pelo seu comentário, meu caro!
ResponderExcluirVolte sempre! Abraço!
Problema resolvido pc esta a milhão de novo, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento amigo.
ResponderExcluirGrande Aloyr, agradeço o bom comentário!
ResponderExcluirAbraço!
Olá Gutemberg, obrigado pelas dicas e parabéns pelo site.
ResponderExcluirTenho um problema parecido (ou quase): sempre que ligo o pc (e alguns outros usuários da rede) não conseguimos acessar a internet até que encerremos o "spoolsv" via gerenciador tarefas ou via net stop spooler, aí após encerrarmos o processo a rede passa a funcionar e então inicio o processo novamente com net start spooler. O antivirus não detecta nada, tem alguma idéia?
Novamente obrigado
Meu caro amigo anônimo, obrigado pelos sinceros elogios.
ResponderExcluirQuanto ao seu problema, é a primeira vez que me deparo com uma situação dessas. Contudo, por dedução lógica, creio que seu problema esteja relacionado com outro serviço, o chamado RPC (Chamada de Procedimento Remoto), pois o serviço Spooler de Impressão depende do RPC. Tente o seguinte: Acesse: Iniciar - Executar e digite services.msc. Após isso acesse o serviço Chamada de Procedimento Remoto (RPC). Depois clique Recuperação. Em primeira falha escolha Reiniciar o serviço. Faça o mesmo para as outras falhas. Aplique as novas configurações. Repita este processo nos serviços Alocador Remote Procedure Call (RPC) e Spooler de Impressão. Reinicie o computador.
Não se esqueça de postar no FC o resultado, ok?
Espero ter ajudado.
Abraço!
Tenvez ke meu pc desliga sozinho ? ;X
ResponderExcluiré virus ou oqe ?
Prezado amigo anônimo!
ResponderExcluirPossivelmente seu problema trata-se de hardware.
Nesse caso é difícil afirmar o problema sem um exame minucioso no computador em questão.
Porém, em boa parte dos casos trata-se de problemas com aquecimento interno, em especial no processador. Pode ser que o cooler (ventoinha que resfria o processador) estava inoperante.
Caso você não tenha conhecimento técnico, solicite a visita de um profissional experiente para verificar seu micro, ok?
Um abraço!
Boa tarde Gutembergg,
ResponderExcluirEstou lendo com atenção os seus comentarios. Mas o meu problema é outro não me parece ter problemas com a impressora apesar do problema me parecer vir dai.
entao tenho o seguinte, o meu portatil uso o em casa e no trabalho, mas o problema acontece me no trbalho que qd me ligo ao progrma de facturação que ta na rede ele fica montes de lento. e por sua vez o pc também. de qualquer modo tenho o f0cheiro spoolsv.exe so que nao usa o CPU 100% em parecido
Meu caro amigo de Portugal. De acordo com o que você postou, parece que existe algum problema com o software de faturamento da empresa onde você trabalha. Tente reinstalar o programa.
ResponderExcluirEntre no Gerenciador de tarefas, clique em Processos e verifique se existe algum processo que esteja consumindo muito processamento ou grande quantidade de memória. Caso encontre tal processo, identifique de qual programa o processo pertence.
Reporte o resultado, ok?
Abraço!
Boa Tarde, o meu problema é que de repente as impressoras todas do meu computador, apareceram todas como OFFLINE e não consigo imprimir em nenhuma delas. Tenho impressoras de rede instaladas e locais. Tudo estava funcionando bem e de repente.... devo ter feito alguma configuração no wndows7 que as deixou neste estado.
ResponderExcluirSe Alguém me puder ajudar...agradeço.
Cumprimentos
Pedro Osório
Bom dia meu caro Pedro Osório.
ResponderExcluirAntes de qualquer coisa, obrigado por utilizar este espaço para tirar suas dúvidas.
É possível que existam problemas com os serviços spooler de impressão e/ou RPC.
Tente o seguinte:
Acesse: Iniciar - Executar e digite services.msc. Após isso acesse o serviço Chamada de Procedimento Remoto (RPC). Clique no botão iniciar, caso o mesmo encontre-se desativado. Depois clique Recuperação. Em primeira falha escolha Reiniciar o serviço. Faça o mesmo para as outras falhas. Aplique as novas configurações. Repita este processo nos serviços Alocador Remote Procedure Call (RPC) e Spooler de Impressão. Reinicie o computador.
Não se esqueça de postar no FC o resultado, ok?
Espero ter ajudado.
Abraço!
Meu problema era a pasta PRINTERS. Tudo resolvido graças a vc. Obrigado
ResponderExcluirObrigado a você meu caro Henrique por seu comentário! É DEUS que nos dá sabedoria para ajudar as pessoas.
ResponderExcluirGrande abraço!
Tche, valeu mesmo. A impressora aqui não imprmia por nada. Achei que fosse problem do driver. Mas era só porta errada mesmo, hehe. Sucesso pra ti!
ResponderExcluirMeu caro Frobenius.
ResponderExcluirObrigado por seu bom comentário.
Sucesso para você também.
Um abraço!
Obrigado por sua generosidade! Aqui era algum arquivo corrompido na subpasta printers. Segui seus procedimentos e o pc voltou ao normal... Muita paz para ti. Bruno (Curitiba/PR)
ResponderExcluirMeu caro Bruno! Eu é que agradeço por seu comentário.
ResponderExcluirUm abraço!
Otima dica,j estava quase formatando o pc por causa disso, me ajudou muito.
ResponderExcluirMuito obrigado por compartilhar!
Leandro(São Paulo,SP)
Disponha Leandro! Muito obrigado por seu comentário.
ResponderExcluirUm abraço!
Gutemberg Boa Tarde,
ResponderExcluirParabéns por esse trabalho iluminado, estava pensando em formatar a máquina, quando me deparei com seu site. O meu problema estava na bendita pasta printers.
Muito obrigado e que DEUS te ilumine cada vez mais para continuar esse maravilhoso trabalho,
Obrigado,
Fernando Milanez
Prezado Fernando Milanez,
ExcluirAgradeço muito seu comentário. São palavras assim que me motivam a compartilhar meu conhecimento com outras pessoas.
Um grande abraço.
Que DEUS possa ajudar a todos nós!
Bom dia, exelente dica e já salvo minha vida algumas vezes. rs
ResponderExcluirMas agora o problema e mesmo só que acontece o seguinte:
- Paro serviço do spooler
- Apago os arquivos da pasta PRINTS
- Reinicio o serviço e tudo fica lindo
Mas agora e que vem o problema, no decorre do dia a pasta PRINTS volta a se encher com arquivos conrrompidos e adivinha o que acontece? O PROBLEMA RECOMEÇA.
Alguma dica, porque tenho mais de 50 máquinas na rede e 98% estão com mesmo problema e até ajuda de Santo já pedi.
Obrigado
Olá meu caro Pedro! Antes de qualquer coisa, agradeço seu comentário.
ExcluirA meu ver existem duas possibilidades:
1- Se a rede possui um servidor de impressão Windows Server, possivelmente existe um problema com a impressora lógica que é usada por todas as estações do domínio. Tente excluí-la e a instale novamente mandando substituir os drivers durante a instalação da mesma. Mantenha o mesmo nome de compartilhamento para que os computadores da rede tenham acesso à impressora.
2- Possivelmente existe um vírus/malware "perambulando" em sua rede. Tente rodar o ComboFix, máquina por máquina.
Afff..... Sei que isto dará um bom trabalho. Mas experimente rodar o Combofix num micro suspeito e veja se o problema acaba. Caso acabe, então não tem jeito, rode o Combofix em todas as estações de trabalho.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Muito bom este artigo. EStava com este problema em uma máquina de cliente e consegui resolver com a primeira opção, limpando os arquivos da subpasta printers. Valeu !!!
ResponderExcluirQue beleza meu caro(a)! Eu é que agradeço por seu comentário. Um abraço.
ExcluirValeu pela dica. Resolveu meu problema.
ResponderExcluirObrigado a você, Daniel Augusto, por seu comentário.
ExcluirUm abraço!
Valeu mesmo, essa maquina tem muitos arquivos importantes e eu estava quse formatando por causa desse problema.
ResponderExcluirDisponha meu caro Erick.
ExcluirEu é que agradeço o seu comentário.
Um abraço.
Valeu mesmo, salvou minha vida.
ResponderExcluirOlá meu caro Márcio Biasi.
ResponderExcluirEu é que agradeço pelo comentário.
Um abraço.
Esse problema também acontece no Windows 7... Porem por algum motivo não consegui parar o serviço com net stop... nesse caso tive que entrar na tela de serviços ( Botão iniciar - digitar services.msc ) localizei o Spool e parei o serviço. Só ai conseguir apagar os arquivos.
ResponderExcluirObrigado pela dica!
Adilson
Olá caro Adilson!
ExcluirPois é, realmente isto também acontece no Windows 7.
E realmente também podemos contar com a opção de entrar diretamente nos serviços do Sistema e reinicializar o spooler. Muito obrigado pelo bom comentário e pela dica.
Um abraço.
obrigado resolvi o problema aqui tambem
ResponderExcluirDisponha.
ExcluirUm abraço!
Primeiramente Parabéns pela iniciativa de repassar seus conhecimentos. Estou com um problema em algumas máquinas na minha rede e não consigo resolver. O serviço spooler de impressão de algumas máquinas encerra sozinho, e é preciso subir manualmente,algumas vezes ele demora pra cair, em outras ele nem para ligado. Já limpei pasta printers, ja rodei verifiquei possíveis patches que possam ter causado algum problema, ja limpei inclusive a pasta printers do servidor de impressão e nada. A forma que eu encontrei de não prejudicar os usuários que utilizam estas máquinas problemáticas foi deixando as 3 opções de recuperação de falha do serviço marcadas para reiniciar sozinho em caso de falha, mas isso não resolveu totalmente meu problema pois o serviço continua caindo, e as vezes a impressora "some e aparece sozinha" para os usuários hahaha. Agradeço desde já.
ResponderExcluirMeu caro, antes de qualquer coisa, obrigado pelo comentário.
ExcluirEu arrisco em dizer que possivelmente este problema seja a conseqüência de algum malware. Sugiro a você as seguintes tentativas:
1- Tente restaurar o sistema para uma data anterior ao problema.
2- Rode um bom antimalware nas estações problemáticas (recomendo o Combofix. Não se esqueça de criar um ponto de restauração antes). Adicionalmente, se a solução em segurança digital for corporativa, execute um scan nas estações via LAN.
3- Copie o arquivo “spoolsv.exe” de um computador em que o spooler esta OK para as estações problemáticas. Não se esqueça de antes, parar o serviço spooler em ambos os casos (copiar e mover cópia).
Espero ter ajudado.
Olá Gutemberg,
ResponderExcluirObrigada pela ajuda! Já estava ficando louca com essa impressora! Já tinha formatado o pc e nada do spooler funcionar corretamente. Estava achando que podia ser a impressora, e já ia comprar outra.
Bom, acabei de fazer os procedimentos, e parece que está funcionando. Qualquer coisa, deixo outro comentário.
Obrigada
Olá minha cara.
ExcluirFico muito contente que aparentemente seu problema tenha sido resolvido.
Fique a vontade em postar outros comentários.
Disponha.
Parabens,resolveu meu problema.
ResponderExcluirJ.S
Disponha meu caro(a) J.M/J.S.
ExcluirUm abraço.
G. Lima
ResponderExcluirSolução prática, você foi direto, passos simples que resolvem mesmo o problema.
(testado e solucionado tbém na plataforma WinServer 2003)
Parabéns!
Meu caro webmaster,
ResponderExcluirGrato estou eu pelo seu comentário.
Um abraço pra ti!
Parabéns!!! Você é o cara.
ResponderExcluirUm grande abraço!
Muito obrigado meu caro.
ResponderExcluirUm grande abraço pra ti também.
Olá,
ResponderExcluirMuito Obrigado....
Valeu mesmo...
Muito prático e rápido...
Parabéns.
M.V
Disponha MV!
ExcluirAgradeço seu comentário.
Grande abraço!
grande amigo obrigado pela dica ,,, ajudou muito aqui.
ResponderExcluirPQP, post muito bom!! Blog de parabéns, me ajudou muito obrigadoooo!!
ResponderExcluirOlá meu caro.
ExcluirCom exceção da expressão "PQ#", apreciei o seu comentário.
Obrigado e abraço!
Olá
ResponderExcluirO meu spooler fica só se desativando, as impressoras somem com frequencia e cada vez que isso acontece tenho que ir até spooler e inicia-lo desta forma a impressão começa corretamente. Mas tem algo que eu possa fazer para o spooler não se desativar?
Obrigada
Olá minha cara!
ExcluirEm seu computador (ou no servidor de impressão, caso este problema ocorra numa rede corporativa) tente o seguinte:
Acesse Iniciar - Executar e digite services.msc.
Após isso acesse o serviço Chamada de Procedimento Remoto (RPC).
Depois clique em Recuperação. Em primeira falha escolha Reiniciar o serviço. Faça o mesmo para as outras falhas. Aplique as novas configurações.
Repita este processo nos serviços Alocador Remote Procedure Call (RPC) e Spooler de Impressão. Reinicie o computador.
Não se esqueça de postar no FC o resultado, ok?
Espero ter ajudado.
Abraço!
Deu tudo certo!
ResponderExcluirMuito obrigada
Disponha!
ExcluirBlz... útil e recomendo a todos!!!
ResponderExcluirAgradeço seu comentário.
ExcluirAbraço!
NOSSO AMIGÃO, VOCÊ É ÓTIMO...
ResponderExcluirÉ ESSE O VERDADEIRO ESPÍRITO DA NET,
O LIVRE CONHECIMENTO;
TEM ALGUNS BRANQUELOS E TANTOS OUTROS
CABELUDOS E BARBUDOS QUE FICARIAM MUITO
CONTENTES COM SEU CORRETO PROCEDIMENTO.
TENHA BONS DIAS.
Muito obrigado meu caro!
ExcluirAgradeço de coração as palavras.
Abraço!
Mais uma vez esse seu tutorial tirou alguém do sufoco... Eu, rsrs
ResponderExcluirMuito obrigado meu amigo por compartilhar seu comhecimento!!
Forte abraço e muito sucesso!
Disponha meu caro billy kavanhak.
ExcluirGrato sou eu pelo seu comentário feito ao post.
Grande abraço!!
Rapaz, que post precioso! Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirNosso caso é com Clusterprinter e billing de contagem de impressão. Infelizmente ainda não conseguimos resolver nem com o hotfix que a microsoft orientou. Se conseguirmos algum resultado, posto pra conhecerem.
Abç
Renata
Precioso foi o seu comentário.
ExcluirObrigado!
Poste sim o resultado de seus testes para assim conhecermos a solução.
Abraço.
Ótimo tópico, parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirO meu estava em 50%.
Muito obrigado pelo comentário.
ExcluirUm abraço!
Ola Gutemberg Lima Parabéns pela iniciativa de nos ajudar com seus conhecimentos...
ResponderExcluirTenho Uma duvida, Quando Ligo a minha maquina ela ja esta com 100%, voce tem algum suspeita do que seria?
Ou então de algum programa bom pra escanear etc...
Desde já Agradeço pelo seu Tempo!!!
Obrigado!!!
Victor Moraes.
Olá Victor!
ExcluirTente o seguinte:
Baixe o Combofix neste link:
http://www.baixaki.com.br/download/combofix.htm
Após o download, desabilite seu antivírus/antimalware.
Rode o Combofix (leia atentamente as instruções que surgirão na tela). Evite operar seu Windows até que o Combofix termine e lhe mostre o log em formato TXT (Bloco de Notas).
Reporte o resultado.
Espero ter ajudado!
Abraço!
Obrigado por ter resolvido meu problema pois meu computador com windows xp usava no minimo 50% da cpu sem nenhum programa aberto. após executar os comando voltou funcionar normalmente
ResponderExcluirDisponha!
ExcluirUm abraço pra ti!
Ola Gutemberg, parabens pela iniciativa de nos ajudar transferindo seus conhecimentos tecnicos e praticos de forma clara e objetiva.
ResponderExcluirEstava com esse problema no Win 7 Professional, resolvido apos excluir arquivos da pasta.
Que Deus ilumine seu caminho.
Abcs e Feliz 2013.
Olá meu caro!
ExcluirEstou contente que este tutorial te ajudou em resolver seu problema.
Agradeço de coração o seu comentário.
Tudo de bom pra ti!
Abraço!!
Prezado Gutemberg,
ResponderExcluirMuito obrigado pelas dicas que resolveram o problema em meu laptop com windows XP.
Antes eu havia passado o NitroPC e dai minhas portas USB deixaram de funcionar, assim como o auto-falante (o fone de ouvido continua funcionando).
Como eu posso reabilitar as portas USB e auto-falante que funcionam somente até o micro completar toda a inicialização e depois deixam de funcionar?
Grato por sua ajuada
Carlos
ExcluirTente uma restauração do sistema em seu equipamento. Escolha uma data que antecede a instalação do NitroPC.
Seguem dicas abaixo:
Windows XP:
http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/pro/usando/artigos/restaurar.mspx
Windows 7:
http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/products/features/system-restore
Caso mesmo assim não resolva o incidente, me avise para tentarmos outra solução, ok?
Um abraço pra ti!
Caro amigo Gutemberg, li todas as dicas aqui e executei todas porem meu problema continua, possuo um servidor windows 2008 server r2 64 bits com umas 20 maquinas clientes atraves de acesso remoto, as maquinas fora do servidor imprimem normalmente e nunca deram problemas, mas qdo fazem login na area de trabalho remota aleatoriamente as impressoras começam a ficar off line nas maquinas clientes (exemplo: a cada 02 maquinas clientes possuem uma impressora instalada e compartilhada imprimindo normalmente fora do servidor, porem ao logar as vezes todas as impressoras ficam off line e so funcionam de novo ao fazer logoff, porem sem qualquer motivo cai em outra maquina cliente ai vou la faço logoff funciona de novo e depois de um tempo cai em outra e assim vai o dia todo)devemos ter umas 10 impressoras todas compartilhadas e fora do servidor funcionam bem, o spool no servidor esta ok. me ajuda a resolver esse impasse por favor.
ResponderExcluirOlá meu caro Jo@o!
ResponderExcluirSe você já executou as dicas deste tutorial no próprio Server e também nas estações (pelo menos em uma estação em nível de teste), então sugiro o seguinte teste (caso já não o tenha feito):
Exclua UMA das impressoras lógicas de seu servidor, inclusive o driver e porta.
Certifique-se de que o driver e a porta sejam eliminados do Server.
Para tal execute em seu Server:
1- Iniciar - Ferramentas Administrativas - Gerenciamento de Impressão.
2- Na janela que se abre, expanda servidores de impressão e o servidor onde se encontra a impressora desejada.
3- Em “Impressoras” remova a impressora em questão. Faça o mesmo em “Portas” e “Drivers”.
4- Resete o spooler de impressão.
5- Reinstale a impressora e teste o resultado em uma estação de trabalho.
Reporte o resultado, ok?
Grande abraço e sucesso!
Obrigado pela força, mas mesmo assim continuo com o problema, eu notei que as impressoras aparecem nos clientes tipo (hp laserjet 1020 (redirecionada 06) ) ja removi alguns dispositivos e instalei de novo ai funciona beleza, o spoolsv.exe aparece zerado ou seja nada de sobrecarga por causa do spool (tudo certo no servidor e nas maquinas clientes), ai do nada alguem me chama e diz que nao consegue imprimir vou la ver e as impressoras estão off line ai faço o logoff no cliente e tudo volta ao normal, porem alguns instantes depois acontece em outra maquina. e isso é o dia todo tem alguma outra dica?
ResponderExcluirOlá meu caro!
ExcluirBom, como este problema está afetando muitos usuários, você já pensou na possibilidade de tudo isto ser obra de um malware/vírus?
Não necessariamente seu antimalware corporativo irá detectar todas as ameaças existentes, mesmo sendo de uma desenvolvedora de destaque no mercado.
Execute uma solução alternativa em seu Server. Se possível, também em pelo menos uma estação em nível de teste.
Outra verificação que você poderá fazer é no próprio serviço Spooler em seu servidor.
Tente também isto:
"Acesse Iniciar - Executar e digite services.msc.
Após isso acesse o serviço Chamada de Procedimento Remoto (RPC).
Depois clique em Recuperação. Em primeira falha escolha Reiniciar o serviço. Faça o mesmo para as outras falhas. Aplique as novas configurações.
Repita este processo nos serviços Alocador Remote Procedure Call (RPC) e Spooler de Impressão. Reinicie o computador."
Faça o mesmo acima numa estação como teste.
Reporte o resultado para tentarmos outras possibilidades, ok?
Um abraço pra ti!
Adiciono uma impressora quando deligo ela e volto para trabalhar no outro dia a impressora entra off line poderia me ajuadar desde já agradeço pela atençaõ
ResponderExcluirOlá meu caro(a).
ExcluirVocê já tentou atualizar o driver de sua impressora?
No aguardo.
Abraço!
Amigo, vi seu post e estou com um problema parecido, veja se pode me auxiliar:
ResponderExcluir- Tenho um Server 2008R2.
- Os usuários o acessam via TS em outras unidades dispostas na cidade.
- Os usuários imprimem localmente através do TS. (na configuração do TS os recursos de impressão estão compartilhados)
- Instalei o driver da impressora no servidor( Tenho somente um modelo de impressora em todas as unidade Brother 8480CDN)
- Instalei o Driver máquina por máquina.
- As impressoras funcionam em um primeiro momento, porém após a primeira impressão elas ficam OFF-LINE.
- Já realizei o procedimento de esvaziar a pasta Printers, mas não funcionou.
- Quando é feito Logoff e depois Login a impressora volta ao normal.
Peço ajuda, sou novo na empresa e o antigo funcionário saiu e me deixou na mão sem saber de nada.
Obrigado.
Olá meu caro Rodrigo. Desculpe a demora no feedback.
ExcluirA princípio podemos tentar o seguinte:
Verifique se o comentário que dei em resposta (em 8 de janeiro de 2013 09:11) ao post do prezado usuário "JO@O" (em 7 de janeiro de 2013 15:40) se aplica ao seu caso.
Caso ainda não tenha seguido as dicas, tente-as.
Outra dica:
Veja se esta página te ajuda:
http://social.technet.microsoft.com/Forums/en-US/winsrv2008pt/thread/4aa466f4-e636-46f2-876e-9cc2c6e0a015
Se ainda assim não resolver seu incidente, por favor, me reporte aqui no FC.
Aguardo seu retorno.
Abraço!
Resolveu aqui amigo , vlw...
ResponderExcluirEu que agradeço pelo seu comentário, Wellington!
ExcluirAbraço!
Valeu deu certo aqui!
ResponderExcluirOlá meu caro Jeferson Figueiredo.
ExcluirÓtimo!
Obrigado por comentar.
Abraço!
Boa noite, o meu problema é lentidão no envio de impressões das estações, imprimindo do server é normal. Na empresa tenho um server de impressão win 2003 e dois DC 2008. Estava funcionando normalmente há mais de 2 anos e agora do nada começou esta lentidão, já olhei nos logs dos servidores e não vejo nada, e a impressão fica mais lenta ainda se for p imprimir arquivo pdf, chegando a passar mais de 5 min p imprimir, como resolvo este problema?
ResponderExcluirOlá Joseane!
ExcluirBom, como desconheço o tamanho de sua rede e demais particularidades da mesma, é difícil apontar com precisão uma solução.
Em minha opinião, dois pontos a serem observados são:
1- Se seu servidor WS2003 está com hardware defasado/obsoleto;
2- Se a quantidade de requisições de impressão está consideravelmente alta.
Talvez, há dois anos atrás seu Server suportasse a quantidade de usuários da época, porém, hoje isto não ocorre mais.
Caso eu tenha acertado, escolha um de seus DC's para atuar como servidor de impressão. Talvez você possa distribuir a carga, mantendo a metade das impressoras em um DC e a outra metade no WS2003.
Outras possibilidades:
- Talvez seja necessário fazer manutenção preventivo-corretiva em seu servidor de impressão (CHKDSK, desfragmentação de disco, etc.).
- Talvez seja necessário atualizar os drivers das impressoras no servidor de impressão;
- Talvez esteja na hora de fazer uma nova instalação de SO em seu Server mais antigo.
Espero ter ajudado.
Abraço!
Bom dia. Estes servidores em questão são virtuais. Tenho um server de impressão 2003, pois não existem drives 2008 para as impressoras da rede. Refiz uma vm para server de impressão e reinstalei as impressoras, imprime normal, porem, ao enviar arquivos pdf e imagem a demora é muito longa, chegando a passar mais de um minuto entre a impressão de cada página. A principio achei q fosse o kaspersky, mas, refiz as configurações e políticas e nada. Espero encontrar uma solução. Grata.
ResponderExcluirHum... Compreendo.
ExcluirVeja se estas perguntas contribuirão para ajudá-la em resolver seu problema:
- Os arquivos PDF são “grandes”, ou seja, ocupam muito espaço em disco?
- Outros documentos (não-PDF) são impressos com desempenho satisfatório?
- Seus servidores (físicos / virtuais) estão devidamente atualizados com as últimas correções e updates?
Por que você não faz o seguinte teste:
Separe o melhor desktop de seu ambiente e instale o Windows Server 2003. Configure-o como Servidor de impressão e o disponibilize para algumas estações
Na medida em que você notar a melhora na performance, vá adicionando mais estações até a última.
Se der certo, separe outro desktop e o mantenha como backup do servidor de impressão, até que você obtenha outro servidor habilitado.
Abraço!
Caro colega, estou com um problema de impressora um tanto estranho.
ResponderExcluirInstalo a impressora no computador, compartilho na rede e tudo fica funcionando direito, após algum tempo o computador gera outra impressora local e assume como padrão, com isso nenhum computador consegue imprimir, ao voltar a que esta compartilhada como padrão ela da erro ao enviar o documento, isso vai se repetindo até ter um monte de impressoras instaladas mas só a ultima funciona! Por gentileza tem como me ajudar
Olá meu caro Claudio Alvares!
ExcluirProvavelmente existe um malware (vírus) que está assolando o desktop que atua como servidor de impressão.
- Tente fazer uma restauração do sistema. Escolha uma data que anteceda razoavelmente o incidente relatado por você.
- Se não der o resultado esperado, execute uma ferramenta para remoção de malwares neste computador, como por exemplo, o ComboFix (http://www.combofix.org/download.php).
Obs. Antes crie um ponto de restauração em sua estação de trabalho.
- Depois rode uma solução antivírus mais completa, como por exemplo, o Avira Antivir.
- Aproveite a oportunidade para atualizar o driver de sua impressora.
Espero ter ajudado.
Abraço!
Eu tava em desespero já, formatei a maquina de um cliente um milhão de vezes, e só deu certo após usar seu tutorial, muito obrigado!!
ResponderExcluirFico feliz ao saber que seu problema foi resolvido.
ExcluirAgradeço o seu comentário.
Abraço!
Obrigado Pela dica Novos Conhecimentos Nunca Tinha deparado com Este...
ResponderExcluirDisponha Joel!
ExcluirUm abraço!
Problema resolvido.
ResponderExcluirObrigado pela partilha da dica!
Um abraço,
Disponha!
ExcluirUm abraço pra ti!
Bom dia Gutembertg, tenho uma problema com uma brother 8480 instalada em um servidor com windows 7.
ResponderExcluiro problema é o seguinte, todos os dias quando inicio o servidor, tenho que reinstalar a bendita impressora. teria alguma dica ou solução para me ajudar ?
desde já agradeço e parabenizo pelo tópico muito obrigado !
Olá prezado Cristiano Dias.
ExcluirPossivelmente existe um problema com seu servidor de impressão.
Tente o seguinte:
Configure outro computador como servidor de impressão e aproveite a ocasião para atualizar a versão do driver desta impressora, ok?
Aguardo retorno.
Abraço!
Ainda existem pessoas do bem muito obrigado cara grande abração
ResponderExcluirDisponha meu caro "Mano Gremista"!
ExcluirForte abraço!
Resolvido o problema de arquivos corrompidos na subpasta PRINTERS.
ResponderExcluirMuito obrigado Gutemberg, abração!
Rogério Ferraz
Disponha Rogério Ferraz!
ExcluirAgradeço o comentário.
Abraço!
Muito interessante mesmo! Problema ocorre com frequência no Windows 7, e descobri no windows 8 tb! Ótima dica!
ResponderExcluirAtt,
Miro Neto
Muito obrigado Miro!
ExcluirAgradeço por informar que no Windows 8 esse incidente também acontece.
Um abraço!
Gutemberg, boa tarde!
ResponderExcluirAqui na empresa quando inicializa alguns micro eles travam alguns programas, tipo word e as impressoras não funcionam, quando reiniciamos o spooler ai volta a funcionar. o que pode ser?
Olá meu caro(a)!
ExcluirÉ difícil responder com certeza o motivo pelo qual estes incidentes acontecem sem fazer uma análise de seu ambiente.
Recomendo atualizar o driver de impressão bem como fazer uma verificação de vírus com ferramentas tais como o Combofix e Malwarebytes. Reinstalar o pacote Office também seria interessante a nível de teste.
Espero ter ajudado.
Abraço!