Páginas

PESQUISAR

18 de maio de 2010

Parte 6 - Como trazer seu Windows XP & Server 2003 de volta à vida

Se nem a reparação do sistema resolver seu problema, então você deve considerar alguns pontos:

  • Será que na realidade existe um problema de hardware no computador?

Já vi alguns casos em que o técnico executa as soluções FIXBOOT, FIXMBR, CHKDSK, REPARAÇÃO DO SISTEMA e quando pensa que o problema acabou, repentinamente o Windows deixa de inicializar ou apresenta a famigerada Tela Azul da Morte.

É chato quando o técnico, após realizar inúmeras tentativas de reparação sem sucesso, descobre que o problema tratava-se apenas de um pente de memória RAM defeituoso.

Por isso, uma dica:
Eu particularmente, quando detecto que logo na inicialização o Windows apresenta a "Tela azul da morte" que NÃO contenha uma das mensagens de erro apresentadas nesta série de artigos, não perco tempo! Retiro a memória (ou as memórias se for o seu caso) e instalo outra que tenho certeza de que esteja funcionando normalmente. Daí ligo o computador e verifico se o problema acabou. Se por acaso o defeito foi encerrado, certamente a memória ou uma das memórias retiradas encontra-se defeituosa.
 
Evidentemente uma memória defeituosa é apenas um dos vários tipos de problemas de hardware que podem existir. Brevemente vou postar dicas de como identificar e resolver problemas tanto a níveis de hardware como de software.

  • Será que o sistema operacional está com algum malware (vírus) que esteja impedindo o Windows de ser "ressuscitado"?

Se for esse o caso, considere a possibilidade de instalar o disco rígido (HD) como secundário em outro computador que esteja funcionando normalmente e a partir deste execute um bom anti-malware (antivírus) sobre o HD com Windows "bichado".

Ou então, se preferir, faça backup dos dados importantes e........ formate o HD. (Fazer o que, não é?)

Este é o fim da série de artigos "Como trazer seu Windows XP & Server 2003 de volta à vida".

Creio que muitos serão beneficiados em aplicar os conhecimentos destes posts, seja em seu trabalho, seja em casa no seu computador pessoal.

Espero ter contribuído ao seu conhecimento.

Este post lhe foi útil? Então não deixe de postar o seu comentário. Ele é muito importante!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários :

  1. Caro Gutemberg Lima,

    Não há dúvida que enquanto aqui estivermos estaremos sempre a aprender, tenho uma Empresa na área de Assistência Informática e já perdi a conta os inumeros computadores que poderiam ter mantido os dados e ficheiros que neles estavam com algumas das dicas que aqui deixou, o meu obrigado pela sua partilha de conhecimento.
    Um Grande abraço, Hugo Paquete (Portugal)

    ResponderExcluir
  2. Caro Hugo Paquete

    Fico feliz por você ter gostado dos artigos.
    O conhecimento realmente não deve ser retido, mas dividido com todos, especialmente com aqueles que buscam o conhecimento assim como você está fazendo.
    Parabéns, obrigado pelo comentário e um grande abraço para o amigo de Portugal.

    ResponderExcluir
  3. São pessoas como vc e que nos ajudam e muito tanto como no nosso trabalho ou em casa.Sou Técnico em Manutenção algum tempo mas me considero novo ainda no ramo mas meu objetivo e seguir nesse trabalho que gosto tanto.Esse artigo me ajudou a recuperar um servidor de uma rede que cuido com alguns computadores e salvou-me literalmente.Agradeço de mais aos artigos e a vc e que continue assim com esse blog maravilhoso. Que Deus Abençoe,abraço!

    Filipe

    ResponderExcluir
  4. Grande Filipe,
    fico muito satisfeito quando pessoas interessadas como você comentam em meu blog sobre como foram ajudadas. É muito gratificante! Desejo sucesso a você! Um forte abraço!

    ResponderExcluir

Nos comentários poderão existir informações que poderão lhe ajudar a resolver seu problema.