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7 de maio de 2010

Parte 2 - Como trazer seu Windows XP & Server 2003 de volta à vida (FIXBOOT e CHKDSK)

No post anterior vimos a opção Última Configuração Válida. Hoje trataremos do seguinte assunto:

Console de Recuperação

O Console de Recuperação é uma útil ferramenta para resolvermos problemas tais como:
  • Windows XP/Server 2003 não inicializa e ainda apresentando tela azul de erro ("Tela Azul da Morte") contendo, por exemplo, a mensagem "UNMONTABLE_VOLUME_BOOT".
  • Windows XP/Server 2003 reinicializando automaticamente antes de mostrar a área de trabalho.
  • Windows XP/Server 2003 demorando muito para inicializar.
  • Outras anormalidades durante a inicialização
Se a opção Última Configuração Válida não resolver o problema, então é hora de executar o console.
Eu particularmente conheço bons profissionais, mas que infelizmente desconsideram o poder que esta ferramenta oferece e acabam gastando muito tempo reinstalando o sistema operacional. Mas acredite! Alguns problemas podem ser rapidamente resolvidos com a execução de apenas um único comando.

OBSERVAÇÃO: É possível que você esteja enfrentando os problemas listados acima e que mesmo tendo executado os comandos do Console de Recuperação o defeito persista. No entanto, tenha em mente que o console é apenas uma opção a ser considerada a fim de verificar se o problema pode ser resolvido sem a necessidade de realizar grandes intervenções como, por exemplo, uma formatação.

Usando o Console de Recuperação

Para iniciar o Console de Recuperação faça o seguinte:

Observação: Você também pode instalar o console no próprio ambiente Windows XP/Server 2003. Para saber como clique aqui.

1. Inicie seu computador à partir do CD de instalação do Windows XP/Server 2003. Antes, você deve verificar no SETUP de seu computador se o drive de CD/DVD está configurado como o primeiro dispositivo a ser inicializado (First boot device).

2. Ao surgir a mensagem "pressione uma tecla para iniciar do CD", faça o que a mensagem te pede. Porém, note que você tem aproximadamente cinco segundos para pressionar qualquer tecla.

3. À partir daí o Windows executará diversas tarefas de rotina como, por exemplo, o carregamento de drivers em memória.

Carregamento de drivers em memória
(Clique na imagem para ampliar)

4. Após a finalização das tarefas aparecerá a seguinte tela:

Pressione R para acessar o console de recuperação
(Clique na imagem para ampliar)

5. Pressione a tecla R para acessar o Console de Recuperação. Surgirá a tela abaixo:

Selecione a instalação do Windows desejada
(Clique na imagem para ampliar)

6. Selecione em qual instalação do Windows você deseja executar o console. Se você possui apenas uma única instalação presente em seu computador, provavelmente sua tela será idêntica a figura acima.
Na figura acima seria necessário pressionar a tecla 1, depois Enter.

7. A senha da conta de usuário local Administrador será pedida. Digite-a e aperte Enter. Caso não tenha senha, pressione Enter.

8. Pronto! Estamos no console. Eu, por experiência própria, recomendo executar os seguintes comandos nesta ordem:
  • FIXBOOT (A função deste comando é reparar o código de inicialização do Windows. Se o código de inicialização estiver corrompido (danificado), o sistema operacional não poderá inicializar.)
  • CHKDSK (Sua função é corrigir erros no sistema de arquivos do disco rígido e tentar reparar/recuperar dados que estejam armazenados sem setores defeituosos. Este comando é muito usado nos casos em que o sistema operacional não inicializa ou inicializa muito lentamente.)
9. Se o seu Windows estiver instalado na unidade padrão "C:" apenas digite:  




fixboot
ou
fixboot c:

Caso tenha outra instalação do Windows presente, por exemplo, na unidade "D:", digite:

fixboot d:

Imediatamente aparecerá a mensagem  "Gravar novo setor de inicialização na partição C: ?". Tecle Y e depois Enter.

fixboot executado com êxito
Tela "pós-FIXBOOT"
(Clique na imagem para ampliar)

Caso surja uma mensagem dizendo que o sistema de arquivos é desconhecido e após alguns segundos mostrar que o sistema de arquivos é NTFS, isto significa que o código de inicialização (boot) estava corrompido, mas foi corrigido/recriado.

10. Em seguida execute o comando CHKDSK. Se o seu computador possui apenas a unidade "C:" digite:

chkdsk /r /p
ou
chkdsk c: /r /p

Tecle Enter

Onde R significa que CHKDSK tentará localizar setores defeituosos ("BAD BLOCKS") no disco rígido e tentará restaurar dados que possam estar armazenados nos setores defeituosos, caso existam.
O parâmetro R quando usado faz a verificação ser bem demorada, principalmente se o HD for de grande capacidade, visto que é realizada uma verificação setor a setor.

Se você acredita que o disco rígido não apresenta setores danificados, execute da seguinte forma:

chkdsk c: /p

Tecle Enter

Desta forma CHKDSK apenas verificará a estrutura do sistema de arquivos e corrigirá automaticamente os erros encontrados. Mas o ideal é que o parâmetro R seja aplicado em conjunto com o parâmetro P (chkdsk d: /r /p )

chkdsk executado com êxito
CHKDSK em execução
(Clique na imagem para ampliar)

Ao concluir a execução dos comandos, digite exit e em seguida tecle Enter.

O assunto sobre Console de Recuperação ainda não terminou. Veremos outros comandos no próximo post.





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8 comentários :

  1. Bom estou com esse problema no meu pc, o que ocorreu foi o seguinte.
    Meu hd antigo deu pau, comprei outro de 500 gb sem nada dentro (óbvio) então como não sabia onde estava o Windows 7 tive que instalar o xp até encontrar o 7.
    O problema foi que o diabo do cd de instalação do xp travou e eu não tive opção a não ser resetar, por que deixei por pelo menos 30 minutos esperando dar um sinal de vida e nada.
    Ao reiniciar o pc aparece essa frase falta NTLDR, pressione Ctrl+Alt+Del para reiniciar.
    Ai que entra a minha dúvida, como vou restaurar se não existe nenhum SO no hd novo?
    Tem como fazer isso pela tela de setup?
    As dicas acima desse tópico servem para um hd sem nenhum SO nele?
    Se puder me adicionar no msn para me tirar algumas dúvidas eu agradeço, vaxis_2@hotmail.com
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Caro Darth Vagner.

    Aparentemente, o CD de instalação do Windows XP que você utilizou está defeituoso e com isso foi instalado um "Windows bichado" ou em outras palavras, um sistema operacional corrompido no novo HD. Por isso surgiu esta mensagem de erro.
    Tente o seguinte:
    Consiga outro CD de instalção do Windows XP, de preferência adquira o DVD do Windows 7.
    Execute uma formatação e instalação normais.

    Se eu entendi erroneamente, por gentileza, poste novamente sua dúvida.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. O problema está no seguinte Gutemberg, como disse o cd do windows xp foi instalado até certo ponto, mas como travou acho que ficou no hd uma pequena parte do OS, até aqui tudo bem, mas eu já tentei instalar o windows 7 mas sempre retorna a tela do falta arquivo ntldr.
    O boot inicial já estava configurado para iniciar no driver do cd/dvd e não inicia.
    Sinceramente já não sei o que fazer.
    Se desse para formatar o pc não haveria nenhum problema já que as informações que foram gravadas no hd pouco importam.
    Alguma idéia do que posso fazer?

    ResponderExcluir
  4. Meu caro amigo. Nesse caso, vamos começar do zero.

    - O HD defeituoso "morreu" definitivamente? Ele ainda está conectado ao micro? Caso esteja, desconecte-o.
    - Como desencargo de consciência, troque o cabo SATA e conecte o novo HD na porta SATA 1 de sua placa-mãe.
    - Exclua quaisquer partições existentes, crie uma partição nova e execute uma formatação completa nela.
    - Esta mensagem: "Falta arquivo ntldr" é muito estranha, porque ela indica que o XP ainda está instalado. Se a instalação do Windows 7 tivesse realmente ocorrido normalmente; ou o Win7 teria carregado normalmente (óbvio) ou se desse algo errado com a inicialização, a mensagem de erro "Falta bootmgr" surgiria e não a mensagem "falta NTLDR". Verifique se você está seguindo os passos descritos neste vídeo:
    http://www.guiadowindows.net/como-instalar-o-windows-7/
    (Os créditos do vídeo acima pertencem a Jhonny Costa)
    Se ainda assim não der certo, reporte.
    Vamos pensar em outra solução.
    Mas se der certo, poste também, ok?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Gutemberg vim postar como resolvi o problema.
    Eu já havia trocado o hd defeituoso e substituído pelo novo, mas o leitor de dvd que vem com o pc não inicializava a bios para dar o boot, então eu peguei um antigo leitor de dvd e instalei ele na entrada IDE da placa mãe e com ela consegui finalmente resolver o problema.
    Agora hoje vou instalar o windows 7 e finalmente ter meu pc de volta.
    Agradeço a sua atenção e o tempo que gastou para me ajudar.

    ResponderExcluir
  6. De fato, realmente esqueci de sugerir a troca do leitor/gravador CD/DVD. Desculpe. Que bom que você lembrou de trocar esse dispositivo.
    E fico feliz que seu problema foi resolvido.
    Divirta-se com seu novo HD, jovem amigo.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Nos comentários poderão existir informações que poderão lhe ajudar a resolver seu problema.