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É comum vez por outra uma impressora começar a imprimir caracteres estranhos, também chamado de "LIXO" por muitos técnicos. E a impressora simplesmente começa a imprimir este "LIXO" infinitamente. Existem seis possíveis causas para este problema:
- Problema no serviço Spooler de impressão no computador que atua como servidor de impressão.
- Problema no serviço Spooler de impressão de um ou mais computadores que imprimem na impressora problemática através da rede.
- Arquivos corrompidos na subpasta PRINTERS do servidor de impressão ou em uma ou mais estações cliente.
- Dados de impressão corrompidos na memória da impressora.
- Driver da impressora corrompido.
- Impressora defeituosa.
Siga o passo a passo deste post. Se um procedimento não der certo, tente o próximo e assim por diante.
Desligue a impressora
É possível que os dados dos arquivos enviados para impressão estejam corrompidos na memória da impressora. Portanto, desligue a impressora. De preferência, desconecte a mesma da tomada. Mantenha-a desligada por aproximadamente 10 segundos em seguida ligue a impressora e veja se ela parou de imprimir os caracteres estranhos. Peça para algum usuário enviar impressões para a mesma. Caso o problema não tenha sido resolvido, pule para o próximo passo.
Reiniciando o serviço Spooler de impressão
OBS: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.
Em uma rede de computadores, você deve identificar em qual computador a impressora está instalada e ao mesmo tempo sendo compartilhada para as demais estações de trabalho na rede. Nós podemos chamar este computador de servidor de impressão. Ao localizar o servidor, execute os procedimentos abaixo:
1. Clique no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou clique no menu Iniciar - Pesquisar programas e arquivos (Windows 7). Para Windows Server 2008 clique no menu Iniciar - Iniciar Pesquisa.
2. Na janela do EXECUTAR digite CMD.
3. Digite o comando:
net stop spooler
Pressione ENTER
Ao executar este comando, todas as impressoras locais residentes em Impressoras e aparelhos de fax (Windows XP/Server 2003) ou em Dispositivos e impressoras (Windows 7/Server 2008 R2) desaparecerão. Isto é normal.
4. Em seguida digite:
net start spooler
Pressione ENTER
Com isso, o serviço spooler de impressão foi reiniciado. Verifique agora se o problema foi resolvido. Caso o problema persista, repita este processo em todos os computadores da rede que imprimem nesta impressora ou se for viável, peça para os usuários reiniciarem seus computadores.
Se o problema não ainda não foi resolvido, pule para o próximo passo.
Arquivos corrompidos na subpasta PRINTERS
OBS1: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.
OBS2: Inicialmente execute este procedimento no servidor de impressão. Se o problema persistir, repita o processo, mas desta vez, em todos os computadores que imprimem na impressora problemática.
1. Antes de qualquer coisa, é necessário pararmos o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO. Se não pararmos este serviço, não conseguiremos deletar os arquivos da subpasta PRINTERS.
Para isso execute o comando abaixo clicando antes no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.
net stop spooler
Pressione ENTER
2. Em seguida, clique no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.
3. Digite este caminho na janela do Executar:
%windir%\system32\spool\printers
Pressione ENTER
Onde %windir% representa a pasta Windows e os demais são apenas subpastas da pasta Windows.
4. Ao entrar na pasta Printers apague todos os arquivos presentes na mesma.
(Obs: Caso não consiga remover os arquivos da pasta Printers, reinicie o micro e acesse seu Windows em Modo Seguro.)
5. Agora execute o comando abaixo na janela do "Executar" para iniciar o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO:
net start spooler
Pressione ENTER
Se o problema persistir, tente remover e depois reinstalar o driver da impressora. Caso a falha ainda persista, provavelmente existe um defeito físico na impressora. Tente trocar o cabo USB ou o cabo de rede (para impressoras que possuem interface de rede onboard ou que utilizam um Print Server).
Se a impressora utiliza Print Server, retire o Print Server e conecte a impressora diretamente a um computador por meio de um cabo USB e veja se o problema ainda continua.
Espero ter contribuído ao seu conhecimento.
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Automatizando a função limpeza do spooler já pensou em ficar digitando comando em todos pcs se forem muitos?
ResponderExcluirpodemos agilizar clicando em apenas um arquivo .bat
Codigo feito por Paulo Cesar luna.
By Seq Anjdric.
Código:
@echo off
Title Limpando Spooler de impressão .bat
echo.
net stop spooler
:inicio
if exist %systemroot%\system32\spool\PRINTERS\*.spl goto limpar
if exist %systemroot%\system32\spool\PRINTERS\*.shd goto limpar
goto fim
:limpar
del /q /s %systemroot%\system32\spool\PRINTERS\*.shd
del /q /s %systemroot%\system32\spool\PRINTERS\*.spl
goto inicio
:fim
net start spooler
msg * Spooler limpo!
exit
o bat acima finaliza o spooler ( net stop spooler ) - compara se dentro do diretório systemroot%\system32\spool\PRINTERS existem arquivos na fila de impressão *.shd e *.spl.
caso exista ele vai para o rotulo (:limpar) e deleta qlqr arquivo dessas extensões caso exista...
del /q /s %systemroot%\system32\spool\PRINTERS\*.shd.
del /q /s %systemroot%\system32\spool\PRINTERS\*.spl.
depois retorna ao inico do bat ( goto inicio )
e faz o teste novamente provavelment não exista mais nenhum fragmento desses arquivos por ter sido deletado na primeira condição então ele vai para a proxima condição ( :fim )
restarta o spooler e envia a msg de spooler limpo.
:fim
net start spooler
msg * Spooler limpo!
exit
Vlw ate a próxima..
anjdric@hotmail.com
Muito bom cara, obrigado por compartilhar!
ResponderExcluirCaro usuário anônimo. Fico feliz que tenha gostado da dica. Obrigado!
ResponderExcluirMuito bom mesmo. Obrigado por compartilhar [2]
ResponderExcluirObrigado mais uma vez, amigo anônimo.
ResponderExcluirótimo post salvou minha vida rsrsrsr, valew gutemberg abrçsss
ResponderExcluirhahaha... Salvei sua vida? Que isso! Não é pra tanto! rsrsrsrs.
ResponderExcluirMas alegro-me em saber que lhe ajudei a resolver seu problema.
Abraço!!
Cara, muito obrigadaa! de verdade, ajudou demais da conta!!!!!!!
ResponderExcluirDe nada! Obrigado pelo comentário, minha cara!
ResponderExcluirParabens amigao, ótimo tópico e explicação!
ResponderExcluirDisponha, prezado amigo.
ExcluirUm abraço!
Alguns driver quando instalados reconhecem a impressora normalmente, porém quando algum trabalho é enviado para a impressora o que sai são estes caracteres estranhos, verifique se o driver corresponte ao seu sistema operacional,agradeço ao nosso amigo por compartilhar seu conhecimento espero ter agregado um pouquinho a este maravilhoso tutorial pois quando tivermos dificuldades em nossos dia-a-dia no trabalho é disso que iremos lembrar!
ResponderExcluirMeu caro Yamaha;
Excluirmuito obrigado por sua contribuição de conhecimento a este tutorial.
Agradeço o seu comentário.
Grande abraço!
Cara muito bom seu blog...top de linha...virei fã...
ResponderExcluirMuito obrigado meu caro!
ExcluirUm abraço pra ti!
Muito obrigada! Já estava desesperada com estas impressões que não paravam. Deu certinho!! Já tinha procurado solução em vários blogs, mas este seu tá excelente!!
ResponderExcluirPrezada Ana Cristina, fico feliz que seu problema foi resolvido.
ExcluirMuito obrigado pelo comentário!
Abraço.
Boa tarde! Tive esse mesmo problema hoje no trabalho. uma nova impressora (SHARP MX-M200D), que permite USB ou cabo de rede. tentei inicialmente coloca-la direto em rede, atribuindo IP, mascara de subrede e gateway padrão, e aí me deparei com esses caracteres malucos. Depois de quebrar bastante a cabeça e não solucionar o problema resolvi tentar a USB, compartilhei ela e tudo funcionou como deveria. o único problema é que esse computador deverá estar sempre ligado para que os outros da rede possam imprimir, a ideia não é essa... Será que pode ser conflito de IP? ou algum problema de hardware na impressora? ou estou fazendo algo estupido? agradeço desde já a sua ajuda!
ResponderExcluirPrezado Unknown, você não está fazendo nada estúpido, não se preocupe.
ExcluirProvavelmente não se trata de um conflito entre endereços IP.
Pode ser um problema de hardware, em especial na interface de rede do equipamento.
Também pode ser falha no face plate (tomada de rede) ou na LAN cord (cabo ethernet). Experimente conectar a impressora em outro face plate, bem como trocar o LAN cord.
Outra opção seriam problemas com o driver da impressora. Você baixou a versão mais atualizada do driver?
Você já tentou restaurar as configurações padrão de fábrica de sua multifuncional? Também é uma opção.
Ligue para o serviço de pós-venda da Sharp e busque a ajuda de um especialista do modelo de sua impressora.
Espero que estas breves dicas o ajudem a resolver seu problema.
Poste por favor, o resultado dos testes.
Abraço!
Obrigado pela resposta! Farei os testes e já posto aqui!
ExcluirOlá, Gutemberg
ResponderExcluirEstou enfrentando este problema de impressao de um monte de caracter (LIXO), porem se trata de impressoras ligada a rede e como nao tenho muita experiencia no assunto caso eu venha executar o servico d reiniciar o spooler de impressao nao corro o risco de danificar o servidores ?
Desde de já muito obrigado e Parabéns pelo post ! ! !
Olá meu caro!
ExcluirPode reiniciar o spooler sem problemas. Não irá danificar em nada seus servidores.
Abraço!
Gutemberg, bom dia !
ResponderExcluirEstou com este problema de imprimir caracter estranho (LIXO) nos servidores de impressao de onde trabalho já executei o comando de reiniciar o spooler de impressao e no dia seguinte o problema voltou a acontecer, mas o engracado foi que o problema ocorreu em menas fila de impressao que anteriormente. O problema que enfrento aparenta ser um virus de rede, a algo que deve fazer ainda ou devo passar o caso aos administradores de redes ?
desde já muito obrigado !
Olá meu caro!
ExcluirBom, você tem algumas opções como fazer a atualização dos drivers de suas impressoras, criar uma impressora lógica de teste e configurar para imprimir numa determinada porta de impressão ou até mesmo fazer uma verificação em busca de malwares / vírus.
Mas caso você não se sinta confortável em fazer tais configurações, será mais prudente de fato solicitar apoio aos administradores de sua rede, mais precisamente, ao 3° nível de service desk.
Quando o 3° nível resolver o incidente, peça para eles lhe transmitirem o conhecimento e compartilhe conosco aqui no FC, ok? Desta forma você se auto-ajudará (devido ao aprendizado) e por extensão socorrerá outros que estiverem passando por esta mesma situação
Espero ter ajudado.
Abraços!
ola muito obrigado resolvi o problema da impressora q estava imprimindo umas letras esquisitas valew
ResponderExcluirOlá Mary!
ExcluirDisponha minha cara!
Abraço.
fiz todos os passos que indicaram.. criei o arquivo .bat mas continua imprimindo do mesmo jeito..
ResponderExcluiruso uma impressora L200 tanque.. ligei no suporte me falaram que isso e problema de comunicação mas como é problema de comunicação se ta imprimindo normal ai do nada começa acontecer isso.. ai tiro os arquivos da fila de impressão ai se mando imprimir imprimo normal..
Gostaria de alguma sugestão
Olá meu caro!
ExcluirO fato de a impressora estar imprimindo e somente depois começar a apresentar falhas, pode sim significar problemas de comunicação. Mas veja que isto é possível. Eu não disse que o problema é exatamente este, ok? Pode ser ou não.
Se você seguiu todas as dicas deste post e dos comentários também, possivelmente trata-se de um problema com o cabo de rede (LAN cord) que conecta o equipamento à rede ou com a tomada de rede (face plate) onde a impressora está conectada. Conecte sua impressora com outra tomada e com outro cabo.
Agora se sua impressora se conecta a um computador via cabo USB, possivelmente ele está defeituoso (falha intermitente). Troque o cabo.
Outra possibilidade e que já vi acontecer algumas vezes é a impressora (caso ela esteja em rede) sofrer um ataque DDoS. (Saiba mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_de_nega%C3%A7%C3%A3o_de_servi%C3%A7o)
Tente alterar o IP do equipamento.
Ou possivelmente a memória RAM interna desta impressora possui células capacitivas corrompidas.
Após efetuar os testes propostos e mesmo assim não obter êxito, ligue para o suporte e informe o resultado de todos os testes, ok?
Abraços!
aqui na empresa tem um impressora que, algumas vezes quando imprime, ela sai codigos, ela é conectada a um printserver, e ja foi trocado o cabo usb que vai no print server... oque pode ser?
ResponderExcluirOlá "Mega.Site"!
ExcluirSe você já executou todas as dicas desta página (inclusive as dicas dos comentários), tente substituir o print server.
Ou conecte a impressora diretamente a outro computador sem o print server. Se você confirmar que sem o print server o problema não mais ocorre então substitua o equipamento. Caso contrário, possivelmente você deverá levar a impressora a um técnico de impressão.
Abraço!
ola da acesso negado erro de sistema 5 ao digitar net stop spooler
ResponderExcluirOlá McS!
ExcluirLembre-se do que expliquei neste post:
"OBS: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador."
Ou seja, você deverá estar logado em seu computador com uma conta de usuário que tenha privilégios elevados, tal como a conta local "Administrador" ou uma conta de domínio que possua privilégios de administrador de domínio.
Para os usuários de Windows Vista, 7 e 8, pressione a tecla com o logotipo do Windows e digite "CMD".
Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre "CMD" e com o botão esquerdo, clique sobre "Executar como Administrador". Em seguida, insira a senha da conta.
Espero ter ajudado.
Abraço!
Muito bom mesmo, resolvido meu problema . Obrigado!
ResponderExcluirEu que agradeço o seu comentário!
ExcluirAbraço!
Agradeço o post, foi muito eficiente e solucionou um problema de muito tempo.
ResponderExcluirDisponha meu caro "RodrigoBlogger"!
ExcluirUm abraço!
Poxa, me ajudou bastante! Muito obrigada!!!
ResponderExcluirDisponha Thais Dias!
ExcluirUm abraço.
Boa Noite, tenho uma Impressora Bematech MP-2100 Porta paralela, já tentei fazer tudo que foi pedido aqui,detalhe que meu pc foi formatado antes era windows xp e agora é 7 , mais ja instalei desinstalei os drive, reiniciei os spooler pelo DDos, enfim já tentei de tudo e os caracteres estranhos ainda saem na impressão. alguma outra dica?
ResponderExcluirPrezado Deyvison Santos!
ExcluirCreio que as únicas coisas que você poderá fazer são:
1- Baixar e instalar o driver mais recente no computador recém formatado;
2- Caso o passo 1 não funcione, instalar o driver mais recente em outro computador.
3- Trocar o cabo paralelo.
4- Se todos os passos anteriores falharem, entre em contato com o suporte Bematech e solicite o apoio de um especialista.
Espero ter ajudado!
Um abraço!
Bom dia, estou com problema nas filiais da empresa onde trabalho. Tenho servidores Windows server 2008 R2 com instalações das impressoras lexmark t654 neles e compartilhado com as maquinas clientes, porem quando enviam impressão nao sai nada referente a "ti". Ex: "matema ca". Isso ja aconteceu em 3 filiais porem so consegui resolver formatando. isso ja acontece desde meados de abril.. Alguma outra dica para resolver o problema?
ResponderExcluirMuito boa tarde,
ExcluirCom relação ao seu post, tive o mesmo problema e só consegui resolver instalando as fontes da impressora. ou nas fontes utilizadas para impressão.
Muito obrigado por sua contribuição ao tema!
ExcluirUm abraço!
Meu caro Everson Bomfim!
ResponderExcluirAntes de qualquer coisa, sou grato por aproveitar este espaço para buscar ajuda.
Com toda a sinceridade eu não entendi o que disse no trecho abaixo:
"porem quando enviam impressão nao sai nada referente a "ti". Ex: "matema ca".".
Peço gentilmente para ser mais específico, de modo que eu possa ter uma visão melhor do "cenário" atual.
Um abraço.
Valeu a grande ajuda! Abraço!!
ResponderExcluirDisponha meu caro Cristiam!
ExcluirUm abraço!
Valeu pela dica. Funcionou.
ResponderExcluirDisponha!
ExcluirUm abraço!
Show! Problema resolvido... muito obrigado aos que fazem o Fator Conhecimento.
ExcluirDisponha meu caro!
ExcluirUm abraço!
OLA TENHO UMA XEROX WORKCENTER E ELA ESTÁ DESSE JEITO, JÁ FIZ TUDO ACIMA MAIS NÃO ADIANTA, TEM MAIS ALGUMA DICA?
ResponderExcluirOlá Thiago!
ExcluirAcho que chegou o momento de solicitar assistência técnica, preferencialmente junto à própria Xérox.
Um abraço!
tbm tenho uma xerox workcentre 7435, fiz esses passos, exclui aqueles aquivos da pasta winder, resolveu na hr o problema, até o tecnico ja tinha vindo aq e nao tinha conseguido kkkkk me ajudou muito manooo vlw, muito obg...
ResponderExcluirOlá meu caro!
ExcluirFico feliz em poder ajudar!
Um abraço!