Páginas

PESQUISAR

30 de janeiro de 2012

Mapas de cobertura 4.5G/4G/3G das principais operadoras (TIM, Claro, Vivo, OI e Nextel)

Atualizado em 21/02/2020

Você que pretende adquirir uma conexão 4.5G/4G, cuidado! Antes se faz necessário saber se os principais lugares onde você costuma ficar ou ir possuem cobertura total, parcial ou nula.

Os portais das operadoras possuem um mapa onde mostra se uma determinada área é abrangida pelo sinal 4.5G/4G. Mas tenha em mente que mesmo que sua residência, local de trabalho, escola, etc; tenha o sinal desejado, isto não significa excelência de velocidade. Mas ter alguma ideia de que sua região preferida tem cobertura, já é em si um bom começo.

Descubra se sua região tem cobertura 4.5G/4G/3G


TIM

Comecemos pela operadora TIM. Clique AQUI para acessar o mapa de cobertura da operadora.

Em "Confira aqui a cobertura da TIM em todo o Brasil"digite seu CEP. Em "Tipos de Conexão" selecione o tipo de conexão desejado.

Clique no botão Satélite caso julgue que a visualização do mapa fique mais clara com fotos tiradas via satélite da localidade escolhida por você, conforme o CEP digitado por você no início.

Esta página lhe oferece alguns filtros interessantes em "TIPO DE ANTENAS". Escolha entre as opções "Antenas Ativas / Recém-instaladas", "Planejadas (Novas ou Ampliação)" e "Wi-fi" para descobrir o status atual de sua localidade em relação às antenas e a disponibilidade do serviço Wi-fi (outro serviço oferecido pela TIM).

Não se esqueça de conferir a legenda que surge no instante que você posiciona o ponteiro do mouse sobre o mapa. De acordo com a cor do quadrículo, você saberá se a sua região possui "cobertura total", parcial, "sem cobertura", entre ainda outras opções.

Exemplo:

Clique na imagem acima para ampliá-la
CLARO

Clique AQUI para acessar o mapa de cobertura da operadora Claro.

Digite inicialmente ou seu CEP e clique no botão Confirmar.

Pressione "Enter" ou clique na "lupa" à direita.

Depois, escolha entre os botões 3G ou 4G localizados ambos à direita. Desta forma você terá conhecimento se sua localidade possui coberturas 3G e/ou 4G.

Se o endereço / CEP estiver numa área de cor branca, este local não possui cobertura. Confira a legenda na parte inferior direita.

Exemplo:
Clique na imagem acima para ampliá-la
VIVO

Clique AQUI para acessar o mapa de cobertura da operadora Vivo.

Nos campos apropriados selecione o seu estado, cidade e finalmente no campo "Endereço", digite o seu CEP. Depois clique em OK.

Exemplo:
Clique na imagem acima para ampliá-la
OI

Clique AQUI para acessar o mapa de cobertura da operadora OI.

Escolha o estado e a cidade desejada (caso estas opções apareçam). Na página seguinte, digite seu endereço e / ou CEP. Em seguida clique selecione o tipo de tecnologia (3G, 4G, etc.). Clique em OK.

Exemplo:
Clique na imagem acima para ampliá-la
NEXTEL

Clique AQUI para acessar o mapa de cobertura da operadora NEXTEL.

Em "Endereço, CEP ou Cidade", digite apenas o seu CEP, ou se preferir, entre com seu endereço completo. Em seguida clique no botão Pesquisar.

Navegue no menu lateral entre as opções "Cobertura 3G" e "Cobertura 4G". Note também que existe uma legenda na parte imediatamente superior ao mapa. Se a área pesquisada estiver na cor do quadrículo (Cobertura 4G ou 3G) então provavelmente a região possui cobertura.

Exemplo:
Clique na imagem acima para ampliá-la


Espero ter contribuído com mais estes conhecimentos.

Este post lhe foi útil?
Não deixe de postar o seu comentário. Ele é muito importante!

40 comentários :

  1. Que post incrível...obrigada mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito meu caro, sensacional isso as empresa omiti quando devia ser algo bem claro e indicado por elas antes de adquirir um produto ou serviço, no caso serviço.

    Obrigado, saudações e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha meu caro Douglas.
      Concordo com sua observação.
      Sou grato pelo comentário.
      Abraço!

      Excluir
  3. Muito bom mesmo, até agora a vivo é a que tem a maior cobertura 3g.

    ResponderExcluir
  4. Cara, descobri este site ao acaso e já desponta como um dos meus predilétos, Parabéns pela seriedade e disponibilidade em dividir conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente com suas palavras!
      Obrigado por comentar.
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Parabéns pelo post.
    Será de muita utilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha meu caro Wilame Mendes!
      Agraço o comentário.
      Abraço!

      Excluir
  6. muito bom, pois acabei de comprar um molden da tim 3g e minha cidade nao tem cobertura 3g

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Lamento por você ter descoberto isso tardiamente. Contudo, saiba que, dependendo da operadora, após a compra do pacote/plano 3G você tem entre 48 e 72 horas para testar. Caso a velocidade esteja abaixo do esperado, se pode cancelar o pacote sem ônus, ou seja, sem a necessidade de pagar à operadora qualquer tipo de quantia/multa.
      Consulte sua operadora.

      Obrigado por comentar.

      Abraço!

      Excluir
  7. parabens!!! muito bom mesmo...

    ResponderExcluir
  8. E por isso Que nao pesso em mora no brasil mais onde eu moro e dificil encontra um lugar sem sinal eu pago 40 dollar para (falar-texto-4g)tudo sem limite ,o mes todo (estados unidos das America ,estado de Connecticut)( operadora simplemobile.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato o Brasil ainda precisa melhorar em muito sua infraestrutura de telecomunicações.
      Mas acrescento que o cenário já foi muito pior do que é atualmente.
      Grato pelo comentário, Leandro.

      Abraço!

      Excluir
  9. Bom!! Eu tenho modem 3G da Vivo e da TIM e já tive da CLARO. Segundo a informação das operadoras, todas ela possuem cobertura 3G no meu endereço, então, porque não tenho sinal 3G? CLARO eu desisti, o 3G da VIVO, ás vezes funciona e o 3G da TIM, às vezes (frequentemente) não funciona. Me desculpe, mas esses mapas não indicam nada. Gostaria de saber qual é o Diagrama de Irradiação da Antena de cada operadora. Aí sim vou saber o que funciona e o que não funciona!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo sua revolta meu caro Nelson Bjunior!

      Mas veja bem... você chegou a configurar seus discadores para obterem SOMENTE o sinal 3G? Digo isto porque a configuração padrão dos discadores é a opção "AUTOMÁTICO". Isto significa que se o sinal mais forte da sua área for o EDGE (mesmo que o sinal 3G de sua localidade seja bom), nesse caso, dificilmente o modem disponibilizará o sinal 3G, visto que o EDGE é sinal o mais intenso.

      Então seria interessante configurar o discador para apenas captar o sinal 3G, compreende?
      Mas não sei se este é o seu caso.

      Abraço!

      Excluir
  10. Muito bom o site,exclente ideia,simples e muito informativo,tenho cobertura 3g da vivo,mais deixa a desejar só recebo 500kbbps das 6 as 9 depois das 9 cai radicalmente para 100 e 120 kbps.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro Alex!

      De fato, embora o sinal de sua localidade seja razoavelmente bom, lamentavelmente quando muitos usuários estão conectados simultaneamente, a performance da rede cai e todos os usuários passam a "sofrer" com a tal degradação de qualidade.

      Não foi a toa que muitas operadoras foram multadas pela Embratel por entregarem produtos com velocidades nominais e não reais.

      Lamentável!

      Mas, muito obrigado pelo bom comentário!

      Abraço!

      Excluir
  11. Tentei verificar em todas as operadoras qual é a que possui o melhor sinal 3G. Minha cidade é Assis, SP. no celular a Tim é uma lastima. Não tem sinal nenhum, é preciso sair de casa para ao menos conseguir um pequeno sinal. Não fiquei satisfeito com a simulação. Poderia me informar se a VIVO para a minha região seria a ideal? Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio.

      O ideal neste caso seria você entrar em contato direto com a operadora VIVO e verificar com eles se a cobertura 3G em sua localidade é total, parcial ou nula.

      Abraço!

      Excluir
    2. Oi Antônio, a Vivo tem uma boa cobertura em Assis, mas infelizmente o serviço 3G não funciona de maneira adequada, isso já faz mais de 4 meses. Já liguei no SAC deles, já abri protocolo na Anatel, dizem que estão trocando equipamentos para "ampliação do sinal 3G" mas até agora nada de funcionar. Sinal tem, o problema é que não funciona mesmo. Trabalho com informática e sei o que falo, vários clientes estão com a mesma dificuldade, o problema ocorre só em Assis, basta ir para Cândido Mota, distante 10km que o 3G funciona.

      Excluir
    3. Oi Antônio, a Vivo tem uma boa cobertura em Assis, mas infelizmente o serviço 3G não funciona de maneira adequada, isso já faz mais de 4 meses. Já liguei no SAC deles, já abri protocolo na Anatel, dizem que estão trocando equipamentos para "ampliação do sinal 3G" mas até agora nada de funcionar. Sinal tem, o problema é que não funciona mesmo. Trabalho com informática e sei o que falo, vários clientes estão com a mesma dificuldade, o problema ocorre só em Assis, basta ir para Cândido Mota, distante 10km que o 3G funciona.

      Excluir
    4. Olá Fábio Ricardo!

      Muito obrigado por sua contribuição ao tema.

      Abraço!

      Excluir
  12. por que nao consigo ver a minha area de cobertura da claro,coloquei meu cp e nada ,tentei por um local mais procimo da minha regiao tbm na apareceu nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorran!

      Você já tentou entrar com seu endereço ao invés do CEP?

      Abraço!

      Excluir
  13. Eu adorei esse post, parabéns aí e sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Na verdade isso não bem a realidade. No mapa disposto pela Claro mostra minha rua coberta com excelente sinal 3G, porém só pega 2G. Não navega em 3G de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro.

      Compreendo perfeitamente.

      Porém, sugiro que você possa rever as configurações do software de discagem de seu modem. Talvez o mesmo esteja configurado para conectar-se somente com redes 2G (EDGE).

      Tente configurar o software para “Somente redes 3G” (recomendado) ou “Automático”, ok?

      Grato por comentar.

      Abraço!

      Excluir
  15. Parabéns pelo post, ajudou muito, pois estou fazendo trabalho de final de curso e precisava dessas informações. :)
    Vc indicaria algo que cite as bandas de operação versus geração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro (a)!

      Agradeço de coração o seu comentário.

      Quanto ao que me solicitou, vou ficar te devendo essa, pois não conheço nenhum material que seja referência nesse assunto.

      Um abraço!

      Excluir
  16. Parabéns, Gutemberg! Seu post é extraordinariamente instrutivo. Por gentileza, esclareça se puder: o mapa de cobertura de sinal 3G da TIM especifica a disponibilidade parcial na localidade onde resido. O que isso significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João!

      Significa que o sinal 3G pode ser bom ou ruim, dependendo da localidade, condições climáticas, entre outros fatores.

      Significa que o nível de qualidade pode ser estável em alguns momentos e instável em outros.

      Que o sinal não é o ideal, mas que possivelmente poderá lhe atender razoavelmente.

      Um abraço pra ti!

      Excluir
  17. OI RESIDO EM CASA CAIADA OLINDA PE CEP 53130-O2O,USO INTERNET PRE DA VIVO, APARENTEMENTE O SINAL E BOM, MAS SO PEGA QUANDO QUER USO MODEM DA VIVO,CONSULTEI A NET PARA USAR SEUS PRODUTOS MAS ELES FALARAM QUE AQUELA AREA ERA DA GVT E DA VELOX DA OI GOSTARIA QUE A VIVO EMVESTISSE MAS AQUI EM OLINDA PE ME DA UM CONSELHO GUTEMBERG UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro!

      De fato o serviço das provedoras de conectividade à internet do nosso país ainda tem muito o que melhorar.

      Você já testou o serviço de outras operadoras, tais como TIM e Claro?

      Um abraço!

      Excluir
  18. Bom pessoal sou da sona rural da cidade de açucena minas gerais, gostaria se alguém pudesse endicar uma empresa que coloca Internet telefone rural que possa testa o sinal para que não gaste meu dinheiro en vão.

    ResponderExcluir

Nos comentários poderão existir informações que poderão lhe ajudar a resolver seu problema.