Atualizado em 22/08/2015
Há tempos atrás comprei um tablet da marca Tectoy modelo Azura TT-2501 (tela de 7’’, processador ARM Cortex-A9 dual - core de 1,5 GHz, RAM de 1 GB, 08 GB de memória interna, WI-FI, Bluetooth, Android 4.0) que na época oferecia uma excelente relação custo-benefício.
Imediatamente após ligar o aparelho, tentei me conectar ao serviço Google Play quando inesperadamente, eis que surgiu a "infame" mensagem:
"Erro ao recuperar informações do servidor (RPC:S-5:AEC-0)"
Ou seja, software Google Play (ou Play Store) inoperante! Imagine a minha frustração ao não conseguir baixar nem um único App sequer para o meu equipamento.
A solução?
Solucionando a falha: "Erro ao recuperar informações do servidor (RPC:S-5:AEC-0)"
OBS: Dica executada com êxito no Android 4.0 (Ice Cream Sandwich)
1. Antes de qualquer coisa, certifique-se de que a data e a hora de seu aparelho estejam corretos. Todos os serviços Google, inclusive o Google Play, requerem que a data e a hora estejam exatos. O ideal é que a opção "Data e hora automáticas" esteja habilitada. Esta opção se encontra em "Configurações" - "Data e hora".
2. Acesse o menu "Configurações";
3. Toque em "Aplicativos";
4. À direita e na parte de cima, toque na aba "Todos". Desta forma você conseguirá visualizar todos os softwares e serviços do sistema operacional.
5. Localize na lista um serviço chamado "Estrutura dos serviços do Google". Ao localizá-lo, toque sobre o mesmo.
6. Ao acessar o serviço, toque sobre o botão "Forçar parada" e na sequência em "OK". Com isto este serviço será temporariamente desativado.
7. Agora toque no botão "Limpar dados" e "Limpar cache" (caso esteja disponível). Depois em "OK".
8. A fim de garantir o procedimento descrito até então, toque no botão voltar e na lista "Todos", acesse "Google Play Services" e toque nos botões "Forçar parada" - "OK"; "Limpar dados" - "OK" e "Limpar cache" - "OK".
9. Ainda em "Google Play Services", se a versão do seu Android for mais recente, toque em "Gerenciar Espaço". Em seguida, execute "Limpar todos os dados".
9. Ainda em "Google Play Services", se a versão do seu Android for mais recente, toque em "Gerenciar Espaço". Em seguida, execute "Limpar todos os dados".
10. Toque em voltar e acesse "Google Play Store". Em seguida, toque em "Desinstalar Atualizações" - "OK"; "Limpar Dados" - "OK"; "Limpar Cache" - "OK" e em "Limpar Padrões" - "OK".
11. Toque em voltar e acesse "Downloads". Se as opções "Limpar Dados", "Limpar Cache" e "Limpar Padrões" estiverem disponíveis, execute-os conforme o passo 9.
12. Se "Downloads" não estiver disponível em "Todos", acesse a coluna "DESATIVADOS". Veja se "Downloads" está desativado e caso esteja ative-o.
13. Faça o mesmo, conforme o passo 11, se "Estrutura dos serviços do Google", "Google Play Services" e "Google Play Store" estiverem desativados.
14. Desligue - ligue seu aparelho.
12. Se "Downloads" não estiver disponível em "Todos", acesse a coluna "DESATIVADOS". Veja se "Downloads" está desativado e caso esteja ative-o.
13. Faça o mesmo, conforme o passo 11, se "Estrutura dos serviços do Google", "Google Play Services" e "Google Play Store" estiverem desativados.
14. Desligue - ligue seu aparelho.
15. Agora tente baixar seu App preferido na "Play Store".
E se mesmo assim não funcionar?
Redefina seu aparelho ou execute um hard reset (mesmo coisa que redefinir). Porém, lembre-se que todos os seus dados e aplicativos serão apagados.
Para redefinir seu Android, acesse "Configurar" (ou similar) e acesse a opção "Fazer backup e redefinir" (ou similar). Execute a opção "Restaurar dados de fábrica" (ou similar).
Caso esteja interessado(a), clique AQUI para aprender como executar um hard reset por meio da combinação de botões do seu aparelho.
Espero ter contribuído com mais estes conhecimentos.
Este post lhe foi útil?
Então o curta no Facebook ou o recomende no Google+.
E não deixe de postar o seu comentário. Ele é muito importante!
E não deixe de postar o seu comentário. Ele é muito importante!
muito bom me ajudou muito obrigado
ResponderExcluirDisponha!
ExcluirUm abraço!
Cara fiz os procedimentos que vc recomendou porque não estava conseguindo instalar aplicativos, agora o wifi desativou e não consigo mais ativar, o que houve?
ResponderExcluirOlá Fábio.
ExcluirO problema relatado não era pra ocorrer, visto que a dica postada acima nada interfere com a conectividade WI-FI.
Possivelmente existe uma falha de hardware ou no sistema operacional.
Tente aplicar uma hard reset em seu aparelho (Todos os dados de seu equipamento serão apagados, por isso faça um backup prévio, ok?).
Segue dica:
http://www.fatorconhecimento.com/2013/09/hard-reset-de-smartphones-samsung-serie.html
Abraço.
Tentei mais nao conseguir instalar whats zapp
Excluirno meu disse que a google play parou de funcionar e meu android e 4.1
ResponderExcluirOlá Alexandre Lavoisier!
ExcluirTente desinstalar “Google Play Services” e as atualizações do Google Play Store. Em seguida, faça uma nova instalação do Play Store.
Caso não resolva, faça um HARD RESET. Para saber como executar um Hard reset, acesse o link abaixo:
Obs. A matéria abaixo está dividida em 4 partes. Se a parte 01 não lhe for útil, passe para a parte 02 e assim sucessivamente, ok?
http://www.fatorconhecimento.com/2013/09/hard-reset-de-smartphones-samsung-serie.html
Abraço!
Funcionou perfeitamente no meu android 2.3 .
ResponderExcluirObrigada
Disponha Caroline!
ExcluirUm abraço.
Muito bom mesmo, estava com esse mesmo problema no meu galaxy note 2 apos eu ter colocado uma nova rom, mais foi só seguir suas instruções que voltou a funcionar perfeitamente, valeu mesmo!
ResponderExcluirDisponha Anna!
ExcluirAgradeço o comentário.
Abraço.
Obrigado Gutemberg.
ResponderExcluirDisponha Guilherme!
ExcluirUm abraço.
Estava totalmente sem paciência, mas sua ajuda foi sensacional, funcionou perfeitamente ! Super Obrigado Gutemberg ! :))
ResponderExcluirDisponha meu caro.
ExcluirUm abraço pra ti, Heitor!
sim; FUNCIONOU. OBRIGADO
ResponderExcluirDisponha Marcos!
ExcluirAbraço!
Vc é o cara
ResponderExcluirValeu Maurício Júnior!
ExcluirMas eu não sou "o cara". (rs) Sou apenas uma pessoa compartilhando o que aprende.
Um abraço!
No meu samsung note 10.1 nao funcionou
ResponderExcluirOlá meu caro(a)!
ExcluirEu sinceramente lamento que este tutorial não lhe tenha ajudado.
Sugestão:Tente contato com o Suporte da Samsung.
Abraço!
Muitíssimo obrigado, mesmo num android mais antigo (2.6) funcionou perfeitamente. Valeu!
ResponderExcluirDisponha prezado Alexandre Menezes!
ExcluirAbraço!
A dica me foi muito útil, obrigada.
ResponderExcluirDisponha Kelly!
ExcluirUm abraço.
Muito obrigado deu tudo certo
ResponderExcluirDisponha!
ExcluirUm Abraço!
No meu Galaxy Y nao Funcionou ! Ja desinstalei as atualizacoes agora esta com o market, e sempre que eu abro da erro no servidor ! Oq eu faco ?
ResponderExcluirOlá meu caro!
ExcluirÉ bem provável que executar um hard reset do seu aparelho resolva o problema.
Tente a dica abaixo:
http://www.fatorconhecimento.com/2013/09/parte-1-resolva-o-problema-muitas.html
Um abraço!
Tbm nao consegui
ExcluirOlá "Lalalala"!
ExcluirVocê já tentou efetuar um hard reset?
Saiba o que é e como fazer acessando a página abaixo:
http://www.fatorconhecimento.com/2013/09/parte-1-resolva-o-problema-muitas.html
Antes veja se existe alguma atualização para seu aparelho, ok?
Abraço!
ola boa tarde comprei um tablet da lenox e nao consigo entrar na net oq devo fazer esta dando erro ao recuperar informacao do servidor
ResponderExcluirOlá minha cara!
ExcluirTente as seguintes dicas:
http://www.fatorconhecimento.com/2013/09/parte-1-resolva-o-problema-muitas.html
http://www.fatorconhecimento.com/2013/09/codigo-universal-de-hard-reset-para.html#more
http://www.fatorconhecimento.com/2013/09/reboot-e-hard-reset-de-tablets-android.html#more
http://www.fatorconhecimento.com/2013/09/descubra-como-executar-um-hard-reset-em.html#more
Abraço!
Oi bon
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirEu tenho um LG E405 mais nao tem instrutura de serviços google ... como faço?
ResponderExcluirOlá Kelly!
ExcluirTente restaurar o seu smartphone ao padrão de fábrica. Este processo é chamado de "hard reset".
OBS: Tenha em mente que todo o conteúdo do seu aparelho será apagado após o procedimento.
Para aplicar o hard reset em seu aparelho, faça:
Quando o telefone estiver desligado, pressione e segure a tecla Home + tecla diminuir volume + botão de alimentação (power ou liga-desliga) por mais de 10 segundos. Quando a tela mostrar o logotipo da LG, solte o botão power.
Fonte: http://www.hard-reset.com/lg-optimus-l3-e400-hard-reset.html
Espero ter ajudado!
No meu nao esta funcionando
ResponderExcluirOlá prezado Tiago Oliveira!
ExcluirAcabei de atualizar as dicas deste tutorial.
Recomendo que analise e siga novamente todos os passos e veja se agora você conseguirá resolver seu problema.
Por gentileza, não se esqueça de nos contar a conclusão, seja em caso de sucesso ou falha, ok?
Um abraço!
Consegui resolver meu problema! Funcionou perfeitamente no meu Android 2.3! Muito obrigada!
ResponderExcluirQue ótimo meu caro!
ExcluirGrato por comentar!
Um abraço!
Obrigada, não pude vir deixar de comentar. Que bom que existem pessoas como você que se dispõe a ajudar as outras, reservando tempo pra isso. Que Deus te recompense! Muito obrigada, sucesso! <3
ResponderExcluirDisponha minha cara!
ExcluirAgradeço suas palavras!
Sucesso pra ti!
Fiz todo o procedimento, e mesmo assim não resolve está com erro: RPC: S-7:AEC-0 BKOE-HYO-TSTL4
ResponderExcluirLamento meu caro que este post não tenha lhe ajudado.
ExcluirSe mesmo após você ter redefinido (hard-reset) seu dispositivo o erro persiste, seria interessante solicitar o apoio de um técnico.
Possivelmente seu problema será solucionado com a gravação de uma nova ROM compatível com seu aparelho.
Um abraço!
Fiz o procedimento e conectei o wi-fi acessei o paly store agora tem uma msgem "Erro no servidor" e botao Tentar mas clico ele carrega e nao da nada.....aparece uma outra msgm falha na autenticação do login do google talk. Como posso resolver esse problema....acredito que meu telefone tenha ocorrido um hard reset sem configurar backup
ResponderExcluirOlá meu caro!
ExcluirO incidente relatado não se trata apenas de entrar com seu e-mail e senha do Google?
Você já fez isso? Se sim, já tentou remover sua conta do Google em "Configurações" - "Contas" (ou similar) e depois tentou novamente entrar com o e-mail + senha?
Aguardo sua resposta.
Um abraço.