Páginas

PESQUISAR

10 de fevereiro de 2011

Como resolver o erro “Recuperação do Active Desktop”

Última atualização: 27 de agosto de 2011.

Em redes Windows baseadas em domínio, normalmente as grandes corporações criam um papel de parede padrão com o nome da organização, slogan, etc. Visando facilitar a implementação deste papel de parede em todos os computadores da empresa, faz-se uma breve configuração no servidor que atua como controlador de domínio (DC) na rede. Esta configuração consiste em criar uma diretiva; mais conhecida como GPO (Group Policy Objects) no DC já mencionado. Por meio desta GPO, o papel de parede padrão será  definido automaticamente em todos os computadores da corporação.

No entanto, "como nem tudo são flores" eventualmente problemas com a aplicação deste papel de parede podem acontecer como o corrompimento do wallpaper em uma ou mais estações de trabalho. O papel de parede padrão desaparece e em seu lugar surge a famigerada tela abaixo:

O famoso erro "Recuperação do Active Desktop"
Clique na imagem acima para ampliar

Resolvendo o problema "Recuperação do Active Desktop"




1- Primeiramente tente reduzir a resolução de vídeo para, por exemplo, 800x600 e em seguida aumente para a resolução desejada. Para tal clique  no menu IniciarExecutar (Windows XP) ou clique no menu IniciarPesquisar programas e arquivos (Windows 7).

2- Digite desk.cpl. Para Windows 7/Server 2008 selecione a resolução 800x600, clique em Aplicar, altere para a resolução desejada e novamente clique em Aplicar. Em sua área de trabalho, clique em F5 para atualizá-la.

3- Para Windows XP será o mesmo processo para Windows 7 com a única exceção de clicar antes na guia Configurações. Em sua área de trabalho, clique em F5 para atualizá-la.

Caso o erro persista, siga para o passo dois

Observação importante: Os procedimentos abaixo requerem manipulação no registro do Windows. Faça a devida edição com extrema cautela, pois qualquer alteração indevida poderá resultar em grave falha no sistema operacional. Restrinja-se em fazer apenas o que for ensinado (a).

2-
Clique novamente no menu IniciarExecutar (Windows XP) ou clique no menu IniciarPesquisar programas e arquivos (Windows 7).  

3- Digite regedit

4- Acesse o seguinte caminho:

HKEY_USERS/S-1-5-21-199545654-1198993787-798298422-1612/Software/Microsoft/Internet Explorer/Desktop/Scheme/Display

Observação: A chave S-1-5-21-199545654-1198993787-798298422-1612 varia de computador para computador, ou seja, sempre apresentará caracteres diferentes em diferentes computadores.

5- Clique duas vezes na chave Display.

6- Em Dados do valor, delete o valor Safemode.

7- Clique em OK e feche o Editor do Registro.

8- Clique na área de trabalho com o botão direito do mouse e depois clique em Atualizar.

Se mesmo assim o problema persistir (o que é raro), execute o comando GPUPDATE /FORCE e caso o wallpaper ainda não apareça, reinicie o computador.

Espero ter contribuído com mais estes conhecimentos!

Este post lhe foi útil? Então não deixe de postar o seu comentário. Ele é muito importante!

Posts relacionados: 

27 comentários :

  1. Olá Gutemberg!
    Passei para conhecer o seu blog, meu marido com certeza vai te seguir, os conteúdos são alguns que ele por vezes procura na internet.
    Sou sua colega de faculdade on line, no curso de GRH na Estácio.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Débora!
    Obrigado pelo comentário e pelo acesso, prezada colega de faculdade. Fico contente que seu marido provavelmente também seguirá meu blog.
    Pois é, a faculdade começou e novos desafios nos aguardam. É como diziam os romanos da antiguidade: "Que os jogos comecem!" rs
    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. olá amigo, vou iniciar um trabalho substituindo um tecnico em uma empresa com um server2008R2 e 25 pc's com versões dif, do windows, está funcionando, mas há erros e problemas visiveis como por exemplo o hd externo de backup fica em cima do servidor e não é retirado do local, se der curto, queima tudo; e que espero conseguir eliminar, e com certeza estarei aqui em busca de mais conhecimento e se passar por situações que possam ajudar outros tb estou disposto a colaborar. Um abraço
    Luiz Cláudio

    ResponderExcluir
  4. Grande Luiz Cláudio!
    Certamente você tem um desafio à frente, mas você com certeza irá superá-lo! Adquirir e compartilhar conhecimentos são uma parte vital ao longo da vida. Continue assim! E fico aguardando sua colaboração ao blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. obrigada agora vou resolver o meu problema

    ResponderExcluir
  6. o SITE esta de PARABÉNS, ja resolvi muito problema do dia-dia de meus clientes com os conteúdos do site
    valeu...

    ResponderExcluir
  7. seu SITE esta de PARABÉNS
    ja resolvi muito de meus problemas com vcs,continue
    assim que com certeza devo lhe seguir muito daqui para frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Aldrin Tecnico, fico muito satisfeito ao saber que você consulta regularmente meu blog para aumentar seus conhecimentos.
      Abraço!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Do que exatamente você não entendeu?
      Tente detalhar para que eu consiga te ajudar, ok?
      Um abraço.

      Excluir
  9. ola meus programas e jogos ,sumiram da tela do meu pc, só posso acessa los pelo menu iniciar, todos os programas , o que devo fazer , fico grato se puder me ajudar ... walter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro (a)!

      Pelo que entendi, todos os atalhos de sua área de trabalho sumiram, não é isto?
      Caso eu tenha acertado, verifique se esta dica funciona?

      1. Clique com o botão direito do mouse em algum local de sua área de trabalho.

      2. Ponha o ponteiro do mouse sobre “Exibir” e depois clique em “Mostrar ícones da área de trabalho”.
      Caso eu tenha interpretado incorretamente a sua pergunta, explique com mais detalhes o ocorrido, ok?

      Abraço!

      Excluir
  10. Obrigado!

    Gutemberg Lima, bom encontrar pessoas sérias,
    Valeu. abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Venho pedir ajuda para um problema com o Windows server 2003.
    Ao reiniciar o servidor aparece a mensagem " Isass.exe-Erro de sistema. Falha no inicio do Gestor de contas de segurança devido ao seguinte erro: O serviço de diretório não pode ser iniciado. Estado do erro 0xc00002e1. Clique em OK para encerrar este sistema e reinicie em modo de restauro dos serviços de diretório, verifique o registo de eventos para obter informações mais detalhadas."
    Já tentei reparar a instalação do Windows, so que depois de reiniciar (quando deveria iniciar a instalação) aparece a mesma mensagem. Sei que tem a ver com a active directory, so que sem o computador iniciar não sei como posso resolver o problema. Alguém me sabe ajudar? Muito obrigada. Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla!

      Para que eu possa ajudá-la, preciso que me confirme se o Windows Server mencionado por você roda o Active Directory ou se ele apenas atua como um servidor membro (servidor de arquivos, impressão, etc.).

      Aguardo sua resposta.

      Abraço.

      Excluir
    2. Olá!
      Obrigada pela rapidez. É um servidor de domínio e de ficheiros partilhados. Não sei o que quer dizer "roda o Active Directory".
      Muito obrigada pela sua colaboração.
      Carla

      Excluir
    3. Olá Carla!

      Rodar (executar) o Active Directory significa que o computador em questão (chamado de Domain Controller – DC) atua como um “servidor” de autenticação de usuários, ou seja, nele são concentradas e gerenciadas as contas de usuários, grupos, computadores, entre outros recursos.

      Pelo visto ele atua como tal.

      Desconheço o seu nível de conhecimento em Active Directory, mas um sério erro ocorreu na base de dados do AD.

      Na área de suporte da Microsoft encontrei este artigo na base de conhecimentos que descreve como você poderá resolver este incidente:

      https://support.microsoft.com/kb/258062/pt?wa=wsignin1.0

      Mas você deverá conhecer o login e senha da conta de Restauração de Serviços de Diretório. Esta conta é definida no momento em que o servidor foi promovido a controlador de domínio.

      Se você desconhece tal login, possivelmente a conta de administrador local do servidor poderá servir. Caso também desconheça a senha, você deverá alterá-la.

      Existem formas de alterar senhas de contas locais quando um computador não consegue iniciar o sistema operacional.

      A dica abaixo ensina como fazer isso:

      http://www.fatorconhecimento.com/2010/05/esqueci-senha-da-minha-conta-de-usuario.html

      Espero ter ajudado.

      Um abraço!

      Excluir
    4. Por desencargo de consciência, tente antes executar as dicas da série de artigos abaixo:

      http://www.fatorconhecimento.com/2010/05/dicas-especiais-para-windows-xp-e.html

      Abraço!

      Excluir
    5. Olá Gutemberg!
      Sim, eu sei a password. O problema é que o F8 leva-me para a configuração da BIOS. Eu não consigo aceder ao ecran que me permitiria ir para o modo de restauro. O Servidor é um HP Proliant ML 350, com o Windows server 2003. Não percebo porque é que ele não abre o ecran do modo de segurança e restauro...
      Cumprimentos e uma vez mais, muito obrigada.
      Carla

      Excluir
    6. Boa tarde!

      Nesse caso, assim que você ligar o servidor, não pressione a tecla F8, visto que o server foi configurado de fábrica para acessar o BIOS (Setup) a partir da tecla F8. Aguarde a mensagem para pressionar F8 sumir e logo assim que desaparecer, pressione várias vezes F8 até surgir o menu na tela.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
    7. Sim, já tentei isso. Nunca me aconteceu com nenhum computador o que está a acontecer com este. :( Já experimentei em várias fases do arranque, mas nada. Já me lembrei: será que pode ser mudada a função do F8 para outra tecla qualquer?! Não percebo mesmo.
      Carla

      Excluir
    8. Olá minha cara!

      Talvez sim, mas isso se o seu servidor possuir esta opção no setup. Porém acho improvável.

      Você precisa obter acesso de algum modo ao console de recuperação por meio da tecla F8.

      Do contrário, somente uma instalação limpa do Windows, o que certamente não é o desejado.

      Um abraço.

      Excluir
    9. Olá novamente!
      Pois, tem toda a razão. Vou tentar novamente mais umas vezes. Pode ser que tenha sorte... Logo direi.
      Bom fim-de-semana.
      Carla

      Excluir

Nos comentários poderão existir informações que poderão lhe ajudar a resolver seu problema.